Presente na 56ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, ministrou nesta quarta-feira, 5, no Parque de Exposições Dair José Lourenço, palestra sobre Regularização Ambiental e Segurança Jurídica das Propriedades Rurais, durante a programação do Fórum de Segurança Jurídica e Fundiária da Propriedade. O evento faz parte da XIX Semana Tecnológica promovido pelo Sindicato Rural de Araguaína e parceiros.
Com um público de mais de 80 participantes, incluindo produtores rurais, representantes de instituições públicas e privadas, além de diversos profissionais do setor agropecuário, o presidente do Naturatins, Renato Jayme, ressaltou a importância das discussões sobre questões ambientais no Fórum de Segurança Jurídica e Fundiária da Propriedade Rural. “Esta pauta é extremamente relevante, pois a regularização ambiental só é possível com a regularização fundiária. Estamos discutindo soluções e promovendo diálogos para fortalecer cada vez mais a política ambiental”, enfatizou.
Durante sua apresentação, Renato Jayme destacou o desenvolvimento do Tocantins, enfatizando seu cenário produtivo e atrativo. Para ilustrar esse avanço, ele mencionou os dados registrados pelo Naturatins, que mostram um aumento significativo de 46% nos processos abertos e 82% nos atos administrativos emitidos no período entre 2021 e 2023. "Esse cenário evidencia um progresso contínuo do Estado, revelando uma tendência positiva e uma consciência crescente sobre a importância da regularização ambiental”, frisou.
A palestra também foi uma oportunidade para esclarecer as dúvidas do público, que teve seus questionamentos respondidos pelo presidente. Na ocasião, ele reforçou o compromisso do Naturatins em apoiar setor produtivo do Tocantins na adoção de práticas sustentáveis e no cumprimento da legislação ambiental. "Nosso objetivo é ser um parceiro dos produtores, proporcionando orientação técnica e suporte institucional para que possam trabalhar de maneira legal e sustentável", destacou.
O presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, destacou a importância do evento para o setor produtivo. “É um movimento em que os produtores participam ativamente, discutindo e buscando soluções para os grandes problemas nas áreas ambiental e fundiária. Essas discussões são muito relevantes, e a presença de palestrantes, especialmente do presidente Renato Jayme, engrandeceu o evento”, frisou ao destacar que é fundamental buscar soluções que respeitem a lei nas áreas consolidadas de reserva legal.
Fórum
O Fórum de Segurança Jurídica e Fundiária da Propriedade faz parte da XIX Semana Tecnológica, realizada pelo Sindicato Rural, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae/TO) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), com o apoio do sistema Faet/Senar/CNA, Cerrados Florestal, Prefeitura Municipal de Araguaína, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Governo do Estado do Tocantins.
Expoara 2024
Com o tema Expoara da Esperança: Produzir com Segurança Jurídica e Sustentabilidade, a exposição agropecuária iniciou na quarta-feira, 29, e segue até o dia 9 de junho, com uma programação variada que inclui rodeio profissional, parque de diversões, praça de alimentação, leilões e shows de diversos artistas renomados.
A expectativa é de que o evento supere a movimentação financeira de R$ 200 milhões este ano, consolidando a importância da exposição no cenário econômico estadual.
O evento é uma realização do Sindicato Rural de Araguaína, com o apoio do Governo do Tocantins, do Sebrae, do Faet/Senar do, Basa, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Sicoob, do Sicredi, da UFNT, da Unitpac e da Prefeitura de Araguaína.