Sábado, 27 de Abril de 2024

No Rio de Janeiro, representantes do Tocantins participam de encontros que visam fortalecer os esportes universitários

Dentro da programação, comitiva do Governo do Tocantins participou nesta terça-feira, 26, do Fórum de Secretários Estaduais de Esportes

Foto – Taianne Moreira / Governo do Tocantins 
post
Taianne Moreira /Governo do Tocantins

27 março, 2024 às 14:41

O Tocantins participa no Rio de Janeiro de encontros que visam o fortalecimento dos esportes universitários. A comitiva estadual é formada por representantes do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju) e da Federação Tocantinense de Desporto Universitário (FTDU). A programação é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Nesta terça-feira, 26, gestores e membros das entidades esportivas participaram do Fórum de Secretários Estaduais de Esporte.

O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha, destacou o papel desses eventos na capacitação de gestores e instituições envolvidas no cenário esportivo universitário. “Para nós do Governo do Tocantins é uma honra poder participar desse encontro que vai fortalecer a gestão dos esportes. As palestras e discussões nos possibilita ter uma visão geral da realidade do esporte universitário no Brasil”, disse. 

A comitiva do Governo do Tocantins também é representado pelo diretor Regional da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, Fraudneis Fiomare, e o analista da diretoria de esporte, Alfredo Sosa, além do presidente da Federação Tocantinense de Desporto Universitário, Armando Cabrera.

 

Esporte Universitário

 

A programação no Rio de Janeiro integra a CBDU Week, evento que abre a temporada dos esportes universitários no Brasil. No encontro, o Tocantins é também representado pela estudante de 21 anos, Lauanny Miranda. A jovem participa da Academia de Líderes Voluntários. A iniciativa tem o objetivo de promover o espírito do voluntariado e proporcionar a troca de experiências, além de oferecer treinamento especializado para diferentes atividades que são desenvolvidas nos eventos da CBDU. “Espero que outros jovem possam ter a oportunidade de participar também, porque a gente aprende muita coisa, adquirimos vários conhecimentos e conhecemos muitas pessoas”, destacou a atleta. 

Dentro da agenda institucional no Rio de Janeiro, o Governo do Tocantins também participou da 3ª edição do Summit do Esporte Universitário, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O evento contou com a presença de grandes nomes do cenário esportivo e teve como objetivos estreitar os laços do público, de marcas e gestores com o mundo dos esportes universitários e promover diálogos sobre performance, gestão, inovação, sustentabilidade e igualdade de gênero. 

Já nesta segunda-feira, 24, os participantes do curso de Gestão e Planejamento para Entidades do Esporte Universitário apresentaram os trabalhos de conclusão. O evento é uma realização da Confederação Brasileira, através do Instituto Brasileiro do Desporto Universitário (IBDU).