Sexta, 26 de Abril de 2024

PERIGO

Número de descargas elétricas no Tocantins cresce 798% em outubro, segundo Inpe

Com oito dias ainda restantes, número pode crescer mais neste mês

Banco de Imagens Pixabay
post


23 outubro, 2019 às 11:32

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins já registrou, em outubro, mais de 182 mil descargas elétricas, o que representa aumento de 798% em relação a setembro. Como o mês ainda tem oito dias restantes e o estado está no início do período de chuva, esse aumento pode ser ainda maior. 

Em razão dos perigos oferecidos pelas descargas elétricas, é preciso tomar algumas medidas como retirar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada para evitar que sejam queimados e o usuário leve um choque. De acordo com o Inpe, 40% dos desligamentos na rede de distribuição de energia e queima de transformadores, em todo o Brasil, é causado por raios. 

Ainda é necessário evitar o contato com objetos metálicos que estejam ligados à eletricidade, como fogões e geladeiras, não utilizar telefone com linha, nem chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, dentre outros) e não ficar próximo a tomadas, janelas e portas metálicas. Também é recomendado se manter distante de estruturas altas, como torres de telefone ou de energia elétrica, ou de campos abertos, e nunca se abrigar embaixo de árvores. 

Conforme informações da Energisa, distribuidora de energia do estado, houve um aumento de 15% no efetivo da empresa para melhorar o atendimento das ocorrências nessa época, além da implementação do Plano de Contingência, que é acionado em situações de urgência e emergência, permitindo um atuação mais rápida em casos de queda de árvores, erosões, deslizamento de terras e outros que interfiram na distribuição de energia elétrica.

A empresa investiu aproximadamente R$ 1,5 bilhão na melhoria e ampliação das redes de distribuição e operação do Tocantins, desde 2014, sendo que em Palmas, desde 2015, foram mais de R$ 40 milhões de investimento.