O Fórum Estadual Lixo & Cidadania – FELC/TO instituiu quatro Grupos Temáticos de Trabalho - GTT que vão se dedicar a projetos e ações, voltados para educação, comunicação, geração de renda e legislação, ambos relacionados às questões dos resíduos sólidos do Estado.
Com apoio do Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e demais componentes, o FELC/TO vai trabalhar as questões do lixo e cidadania, priorizando neste primeiro momento, a formalização e estruturação das associações e cooperativas ligadas ao setor, no Estado.
A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral, relatou, nesta sexta-feira, 10, que em reunião ordinária do colegiado, nesta semana, as representantes da secretaria optaram pelos GTTs Comunicação, Legislação e Geração de Renda, durante a plenária do Fórum em que os membros do FELC definiram a composição de cada GTT e a partir de agora, os grupos vão trabalhar as respectivas finalidades da temática escolhida.
“Com participantes nos três grupos, a Semarh vai trabalhar a sistematização do percurso jurídico para implementação da Lei, com foco no estabelecimento de ações para a realização da coleta seletiva, no GTT – Legislação, o planejamento da modernização nas cooperativas através da captação de recursos, capacitações e programas sociais, no GTT – Geração de Renda; e a ampliação da comunicação em diferentes formas de mídias, divulgando os projetos de separação e triagem dos resíduos sólidos, visando um maior envolvimento das pessoas e coletivos em favor das cooperativas, no GTT - Comunicação”, pontuou a diretora.
Ellen Amaral adiantou que, neste ano, o FELC/TO vai apoiar a coleta seletiva na Agrotins 2024 - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, uma iniciativa que vai contar com o esforço conjunto de instituições parceiras do Estado e do município.
A analista responsável pela Gerência de Fomento à Economia, Valemarne Gomes, reiterou que, “cada integrante do GTT teve a oportunidade de escolher o grupo com o qual mais se identifica e o tema Geração de Renda dialoga com o fomento à economia circular. No Fórum será criado um canal de comunicação com as comunidades e em cada reunião será apresentada uma proposta de ação para tratar dos temas. Após várias reuniões, os membros do FELC/TO construiu a estratégia de distribuir as demandas por temas, para que a dinâmica de trabalho de cada grupo possa se desenvolver de forma contínua”.
A gerente de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, Hélia Pacheco, disse que optou compor o GTT – Legislação, onde segundo a gerente, terá a oportunidade de analisar a legislação e propor projetos de incentivo à coleta seletiva e outras ações voltadas para a questão dos resíduos sólidos e que podem contribuir com a temática do Fórum.
FELC/TO
O Fórum Estadual Lixo & Cidadania – FELC/TO, espaço aberto e permanente de discussão, proposição, sensibilização, capacitação e apoio técnico para a gestão dos resíduos sólidos no Estado do Tocantins, atualmente, é coordenado pelo professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Paulo Batista e composto por 18 entidades.
A além do IFTO e da Semarh, também são membros do Fórum, o Instituto Global 7, Movimento Viva Vida, Embrapa Pesca e Aquicultura, Escola Reciclarte de Araguaína, Conselho Regional de Biologia/CRBio04, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte - Ascampa, Associação de catadores de Materiais Recicláveis – Ascamares, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos da Natureza- Cooperan, Ministério Público – MPE/TO, Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas Tocantins, Fundação de Meio Ambiente de Palmas Tocantins, Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, ONG Moradia e Cidadania – Coordenação Estadual do Tocantins e Caixa – GIGOV.