Sábado, 23 de Novembro de 2024

Meio Ambiente

Órgãos ambientais realizam visita técnica à estação de tratamento da BRK em ação integrada

Uma ação de fiscalização no Lago de Palmas está agendada para verificar se estão sendo cumpridos os padrões de qualidade de qualidade

Foto: Fernando Alves
post


30 março, 2023 às 18:53

Com objetivo de verificar se estão sendo cumpridos os padrões de qualidade físico, químico e biológico do líquido lançado no Lago de Palmas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência de Tocantinense de Saneamento (ATS) e Fundação do Meio Ambiente de Palmas, realizou uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da BRK Ambiental, no setor Bertaville, para acompanhar como está funcionando todo o processo de tratamento de efluentes na estação.

O secretário do Meio Ambiente e recursos hídricos Marcello Lelis destacou que a visita foi uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, e que ficou agendada uma ação de fiscalização no Lago de Palmas, na próxima segunda-feira, 3. “A ideia é verificar se o esgoto tratado está sendo jogado no Lago de Palmas dentro dos padrões de qualidade aceitáveis pela legislação, além de analisar a eficiência do sistema”, reafirmou.

Durante a inspeção técnica, o presidente do Naturatins, Renato Jayme, reiterou que “foi observada a metodologia e toda a operação de tratamento do esgoto e lançamento. O próximo passo será percorrer, por vias aquáticas, o Lago até o ponto de esgotamento para visualizarmos o procedimento e o cenário atual”. 

Para o presidente da BRK Ambiental no Tocantins e Pará, José Mario,  a visita é uma reunião de vistoria normal com os órgãos competentes e “o que a gente está tentando fazer é aproximar e levar a população de Palmas o conforto de que o esgoto que está sendo coletado é submetido a um tratamento  para  ser lançado adequadamente no corpo receptor".

Acompanharam também a ação integrada, o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Antônio Davi Goveia Junior e o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Palmas, Carlos Braga, além da equipe técnica do Naturatins com o gerente de Monitoramento, Renato Pires e o gerente de Comissão e Julgamento de Auto de Infração, Saulo Guedes.

Na ETE foram percorridas as áreas de pré-tratamento, lagoa anaeróbica, lagoa de aeração e no flotador, acompanhando todo o fluxo de tratamento até a saída do afluente tratado, para que fosse constatado se tudo estava sendo atendido conforme as normas.