A partir desta sexta-feira, 08 de novembro, até o domingo, 10, ocorre o 1º Festival do Pequi e Buriti de Porto Nacional, realizado pela prefeitura do município. O objetivo do evento é incentivar e fortalecer a cadeia de serviços e comércios derivada desses dois frutos típicos do estado, como a gastronomia e o artesanato, por exemplo.
Serão comercializados pratos prontos, pastéis, tapiocas recheadas, bolos, doces e salgados, produzidos por cozinheiros, chefs de cozinha e microempreendedores. Os preços irão variar de R$ 2,00 a R$ 20,00.
A expectativa, segundo a prefeitura, é que o Festival impulsione o desenvolvimento turístico de Porto Nacional, também como destino e rota gastronômica do Tocantins, a criação e formalização de pequenos negócios como empreendedores individuais e a capacitação destes para atendimento ao público, principalmente de bares, restaurantes e hotéis, além dos vendedores ambulantes.
Segundo o secretário da Cultura e do Turismo da cidade, Arnaldo Bahia, idealizador do I Festival do Pequi e Buriti, estes frutos são típicos do cerrado tocantinense e por isso devem ser valorizados. "Queremos trazer a comunidade, turistas, visitantes, empreendedores e os amantes do pequi e buriti para degustar essa culinária riquíssima do cerrado. São pratos distintos, mas com a mesma essência", destacou.
Mostra de Cervejas Artesanais
Paralelamente ao 1º Festival do Pequi e Buriti, ocorrerá nos mesmos dias a I Mostra de Cervejas Artesanais de Porto Nacional, que reunirá sete cervejarias artesanais do Tocantins vendendo diferentes tipos de chopes.
Com os dois eventos, o público terá à disposição 25 estandes dentre cervejarias, gastronomia e artesanatos. Os eventos contarão ainda com shows de artistas regionais, valorizando os músicos tocantinenses.