O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promoveu a instalação de oito placas de energia solar na sede do Parque Estadual do Lajeado (PEL) nesta segunda-feira, 11 de novembro, por meio de compensação ambiental, um mecanismo que tem o objetivo de amenizar os impactos ambientais de um empreendimento.
A vistoria técnica da instalação da energia solar, conectada na rede de energia elétrica, foi realizada pelo presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque Cordeiro, pela arquiteta do Naturatins, Nilza Verônica Amaral e pelo engenheiro eletricista da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e habitação, Paulo Farias Lacerda.
Segundo Lacerda, as placas instaladas contam com 144 células e produzirão, em média, 450 KW/hora por mês. "Essa é uma tendência mundial de economia, além de ser uma energia limpa, sustentável", pontuou. Já o presidente do Naturatins destacou que a instituição, como órgão ambiental, deve dar exemplo de sustentabilidade e que o objetivo é que essa medida seja estendida às outras unidades de conservação do Tocantins.