Sábado, 20 de Abril de 2024

JALAPÃO

Povoado Mumbuca celebra a 11ª edição da Festa da Colheita do Capim Dourado

Evento comemora o período de colheita, que é permitido apenas entre os meses de setembro e novembro para garantir a preservação do capim dourado

Esequias Araújo/Governo do Tocantins
post


12 setembro, 2019 às 13:19

A Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca realiza até o próximo domingo, 15 de setembro, a 11ª edição da Festa da Colheita do Capim Dourado. A planta, que é uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae (Syngonanthus nitens Ruhland), tem sua colheita permitida apenas entre os meses de setembro e novembro para que seja garantida sua preservação e manejo. Tradicionalmente, a época da colheita para os povos do Jalapão é um momento muito importante e por isso promovem celebrações. 

A Festa da Colheita do Capim Dourado conta com uma programação diversificada, com atividades como o intercâmbio de visitantes com a comunidade, exibição do filme "O outro fogo", de Guilherme Fagundes, roda de conversa sobre plantas medicinais, Feira Sabores Jalapoeiros, e reunião sobre turismo na região com participação de associações, prefeituras, órgãos federais e estaduais.

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, destaca que esse momento é muito importante para a comunidade. "O capim dourado, que é um recurso finito, é a principal fonte de renda das comunidades da região do Jalapão, por isso apoiamos todas as ações voltadas para a sua exploração sustentável, bem como desenvolvemos projetos de qualificação dos artesãos, e de valorização e difusão do turismo na região", pontua Lyra. 

Paralelamente ao evento, ocorrerá também o I Encontro de Violeiros para a Salvaguarda da Viola de Buriti nos dias 13 e 14 de setembro. Organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Encontro reunirá aproximadamente 30 pesquisadores, foliões, artistas populares, tocadores, artesãos, violeiros, cantores e músicos para debates e discussões sobre ações para proteção e fortalecimento desse bem cultural tocantinense em ameaça.