Sexta, 26 de Abril de 2024

Meio Ambiente

Prefeitura de Palmas e Governo do Tocantins criam programações no mês do meio ambiente

Assinaturas de documentos, treinamento e lives farão parte das ações

Foto: Semarh/Governo do Tocantins
post


02 junho, 2020 às 11:41

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho, e tem como objetivo sinalizar todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. A data, que foi criada em 1972 pela ONU (Organização das Nações Unidas), é motivo de eventos que visam o bem-estar entre a humanidade e a natureza. 

Em Palmas, as ações serão feitas entre os dias 1º a 5 de junho, e a programação está sendo realizada pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceria com demais órgãos da administração de Palmas.

No dia 1º de junho, foi oferecido um treinamento para os servidores que vão atuar nas ações de preservação do meio ambiente e que já iniciam as atividades na quarta-feira, 03, nos parques urbanos de Palmas. Também, nesta segunda-feira o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMA) se reuniu para discutir as demandas do setor.

No dia 2 de junho será o lançamento oficial da Campanha de Combate às Queimadas 2020 e a criação do Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas.

Nos dias 03 e 04 serão realizados os lançamentos das Áreas Verdes Urbanas (AVUs), denominadas Jardim Botânico Prata, Área de Pesquisa Prata e Horto Florestal, implementadas no Viveiro Municipal.

No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, a semana terá seu ponto alto, com a assinatura de convênio entre o município de Palmas e a Cooperação Andina ade Fomento, no valor de US$ 150 mil (convertido em reais chega a aproximadamente R$ 700 mil).

Este valor é não reembolsável e deve ser aplicado em estudos para viabilidade de unidades de conservação no Município e monitoramento de áreas verdes e espaços públicos em Palmas.

Também será no Dia Mundial do Meio Ambiente o lançamento do Programa Água Viva, que tem por meta a identificação de todos os cursos de água do município, a revitalização da Praia da Graciosa, a conservação, proteção e gestão dos recursos hídricos, voltados para o uso racional. Ainda é meta do Programa Água Viva, investir na melhoria da balneabilidade nas praias da Capital.

Outra ação será a criação o Programa Palmas Renovável, que visa a diminuição da quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário e o lançamento da área para instalação da unidade de compostagem, para recebimento e transformação dos resíduos sólidos, gerando emprego e renda.

Neste sentido, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a FMA e Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren) para que sejam iniciados os estudos de viabilidade para instalação de uma usina energética de resíduos em Palmas.

Governo do Tocantins
 
Durante o todo o mês de junho, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos vai publicar nas redes sociais e no site institucional vídeos e dicas sobre práticas sustentáveis para a preservação ambiental.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) estará durante todo o mês de junho participando de encontros e debates relacionados à preservação ambiental. A programação inicia com um Webinar que acontece nesta terça feira, 02, e vai discutir quais os reflexos positivos e negativos que as mudanças na nossa rotina, em meio à pandemia, causaram no meio ambiente.

Na quinta-feira, 04, os Secretários Estaduais de Meio Ambiente dos estados que compõem a Amazônia Legal participam do Webinar “Estados Amazônicos contra o desmatamento ilegal e outros ilícitos ambientais”. Os representantes dos nove estados se uniram pela proteção da floresta e da população e irão apresentar as ações de combate aos ilícitos ambientais e desafios para conservação da maior Floresta Tropical do mundo.

Segundo o secretário da Semarh, Renato Jayme “esses encontros são esclarecedores e norteiam os gestores na adoção de ações mais eficazes no combate a degradação do meio ambiente”. O secretário também destaca que “nesse momento de pandemia é importante conhecer as ações que estão sendo executadas com o objetivo de diminuir os impactos negativos do vírus no meio ambiente”.

Durante o encontro ainda serão discutidas ações no contexto da Covid-19 para enfrentar os desafios comuns no combate ao vírus. O encontro acontece às 17h00 através do canal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) no Youtube. 

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente a Semarh vai publicar nas redes sociais e no site institucional, vídeos e dicas sobre práticas sustentáveis para a preservação ambiental. A população também poderá interagir com o órgão compartilhando os hábitos sustentáveis adotados pelas famílias. O compartilhamento pode ser feito através das redes sociais Instagram: @meioambientetocantins, Twitter: @meioambienteto, Linkedin: Semarh Tocantins Facebook: Meio Ambiente Tocantins e pelo e-mail: meioambiente@secom.to.gov.br.