O Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção divulga, por meio de carta convite, o processo de seleção para contratação de consultoria especializada em planejamento estratégico de comunicação, com foco no gerenciamento de mídias sociais e produção de conteúdo digital para divulgação das ações do Plano de Ação Territorial (PAT) do Cerrado Tocantins. A iniciativa será acompanhada e validada pela equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Os candidatos devem enviar suas propostas até 1º de julho, para os e-mails compras@wwf.org.br e proespecies@wwf.org.br. O período estabelecido para a consultoria será de cinco meses, de julho a novembro de 2024. Dúvidas podem ser encaminhadas até a próxima segunda-feira, 17. Para mais informações, acesse a carta convite.
A produção de conteúdos digitais, segundo o coordenador do PAT Cerrado Tocantins, Oscar Vitorino, deve priorizar as espécies e promover a valorização e conservação do Cerrado, bem como sua rica biodiversidade associada ao Território. “Essa divulgação desempenhará um papel importante na ampliação do conhecimento sobre uma região de extrema importância e, ainda, pouco conhecida”, frisou o coordenador.
Atividades a serem desenvolvidas
O assessoramento se dará por meio da produção de conteúdos digitais (fotos e vídeos) e gerenciamento das principais mídias sociais do PAT Cerrado Tocantins (Instagram, Facebook, Youtube); produção de conteúdo relativo ao PAT Cerrado e seu alcance, contendo fotos, informações dos relatórios, expedições de campo, território, espécies-alvo, espécies beneficiadas, objetivos, resultados alcançados, pesquisas desenvolvidas, dentre outros conteúdos relacionados ao tema de conservação das espécies.
Para a produção de mídias, como fotos e vídeos, a empresa deverá realizar o levantamento do material com os pesquisadores, grupo técnico e atores locais. Reuniões serão realizadas de modo preferencialmente online.
PAT Cerrado Tocantins
Coordenado pelo Naturatins, o Plano de Ação Territorial do Cerrado integra o Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, e busca implementar medidas de prevenção, manejo e gestão, visando reduzir as ameaças e riscos de extinção das espécies na região.
O PAT Cerrado Tocantins abrange uma extensa área de 37 mil km2, envolvendo 22 municípios que vão do extremo leste do Estado, região das Serras Gerais, passando pela região de Natividade até as proximidades do Rio Tocantins, onde o acompanha do município de Peixe até Miracema.
Pró-Espécies
A estratégia nacional para a conservação de espécies ameaçadas de extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), o projeto é coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.
O projeto trabalha em conjunto no Maranhão, Bahia, Pará, Amazonas, Tocantins, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando nove milhões de hectares. E prioriza a integração da União e Estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.