Sábado, 20 de Abril de 2024

Animais

Programa de conservação das ariranhas é lançado no Parque Estadual do Cantão

Lançamento do Pró-Ariranha aconteceu durante a programação de aniversário dos 24 anos do Parque

Foto: Washington Luiz
post


18 julho, 2022 às 19:34

Na última quinta-feira, 14, como parte da programação dos 24 anos de criação do Parque Estadual do Cantão (PEC), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) lançou o Programa de Monitoramento e Conservação da Ariranha (Pró-Ariranha) que tem o objetivo de desenvolver ações institucionais de longo prazo a fim de contribuir com a conservação da ariranha na região do PEC, localidade que atua como um dos instrumentos para preservação das populações de ariranhas.

O lançamento aconteceu na sede do Parque em Caseara e contou com a presença da prefeita do município, Ildislene Santana, do vice-presidente da autarquia, Pedro Tolentino, e ainda de representantes do legislativo municipal, dos assentamentos, do município de Pium, do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, destaca o compromisso do órgão com a pesquisa nas Unidades de Conservação (UCs). “A ariranha é uma espécie bandeira dentro da unidade, é uma das prioridades de pesquisa também que o plano de manejo aponta justamente por ser uma espécie indicadora da qualidade do ambiente. Então, ao firmar esse programa, o Naturatins assume o compromisso de manter esse ambiente saudável e, onde não estiver, propiciar para que esteja para que essa espécie seja duradoura dentro do Parque e possa ter a sinergia com o turismo que é importante para a região”, observa.

A bióloga Samara Almeida, coordenadora do Pró-Ariranha, detalha sobre a execução do programa que acontecerá ao longo dos próximos dez anos. “Temos 17 ações que serão realizadas com a comunidade do entorno, com o ecoturismo, com o monitoramento dos animais, com a coleta de materiais biológicos para análise de DNA e com parceria com outras instituições. O Pró-Ariranha vem responder algumas questões dentro do Parque Estadual do Cantão para ver como está o entorno, como está a população de ariranhas e também outros animais que estão no Parque e precisam ser conhecidos, preservados e conservados”, específica.

Outro aspecto destacado pela coordenadora é o fato de a ariranha ser uma espécie bandeira e também guarda-chuva. “A espécie bandeira traz consigo a contemplação, as pessoas olham de forma contemplativa, olham o comportamento, a vocalização. A ariranha é uma sentinela das águas, onde tem ariranha tem qualidade de peixe e água. Ela nos dá respostas sobre como o ambiente está, se está saudável. A espécie guarda-chuva diz respeito às espécies que requerem uma grande área para sobreviver e consequentemente, monitorando a ariranha, também estendemos o monitoramento para outras espécies de mamíferos e aves, protegendo assim o ecossistema do Parque como um todo”, complementa ao pontuar que o programa de conservação também possui o viés de fiscalização, visto que ao estar presente no parque para o monitoramento é possível avaliar aspectos como a caça e a pesca predatórias.

“Temos mais de 800 lagos, rios e temos a presença de ariranhas. O programa vai propiciar um levantamento do quantitativo, de onde ficam, um estudo científico aprofundado. Isso conta positivamente para a instituição e, consequentemente, para o parque, então é mais um atrativo para os 24 anos de Cantão, um cantinho da Amazônia bem preservado e que está sendo descoberto por muitas pessoas que buscam contemplar a natureza”, celebra o supervisor do PEC, Adailton Glória.


Reunião do conselho

Durante a programação de aniversário, membros do conselho consultivo do parque se reuniram presencialmente pela primeira vez após o hiato de dois anos em virtude das restrições da pandemia de Covid-19.

Entre os aspectos pontuados estiveram o plano de manejo da unidade pelo diretor Warley Rodrigues. As principais ações realizadas ao longo do semestre como as do Manejo Integrado do Fogo (MIF), o diálogo para a construção do calendário de queimas junto às comunidades pela bióloga Aline Vilarinho, inspetora de recursos naturais que coordena a brigada florestal da UC.

O gestor Adailton Glória apresentou dados do recadastramento de torrãozeiros realizado no primeiro bimestre deste ano e que trouxe um diagnóstico preciso destes comunitários ativos, uma métrica importante para avaliar e implementar ações futuras.

Na manhã deste sábado, 16, a celebração de aniversário será finalizada com atividade esportiva, é a quarta edição da caminhada ecológica do Corredores do Cantão que também passou pelo hiato de dois anos em consequência das restrições de isolamento social. A atividade é aberta ao público geral e a saída será da sede do PEC, a partir das 8h.