Sábado, 27 de Abril de 2024

Projeto Sementinhas do Cerrado do Governo do Tocantins chega a comunidade indígena Xerente em Tocantínia

Projeto visa promover a conscientização ambiental entre os estudantes para formar multiplicadores de práticas sustentáveis nas comunidades

Foto: Robson Simões Corrêa.
post
Por Fábia Lázaro/Governo do Tocantins

29 março, 2024 às 00:13

Estudantes da aldeia Xerente Salto Kripre, em Tocantínia, participaram nessa terça-feira, 26, do projeto Sementinhas do Cerrado, uma iniciativa promovida pelo  Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e instituições parceiras. O projeto visa promover a conscientização ambiental para formar multiplicadores de práticas sustentáveis. 

Na ocasião, os alunos assistiram a palestras ministradas pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) sobre a importância da preservação, participaram de atividades recreativas, receberam doações de brinquedos e participaram do plantio de mudas nativas do Cerrado no pátio da escola.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, destacou a importância do projeto que vem percorrendo as comunidades. “Esse trabalho é importante por formar estudantes conscientes e comprometidos com a preservação do nosso meio ambiente”, afirmou. 

“A gente só agradece a parceria com a Sementinhas do Cerrado que vem do governo porque nossas crianças vão estar aprendendo, principalmente, sobre reciclagem também”, afirmou o cacique da aldeia Vanderlei Simripte Xerente. 

Para o diretor da Escola Estadual Indígena Waikarnase, Arlindo Wdekruwe Xerente, 41 anos, foi muito importante receber o projeto na escola para falar sobre a preservação do Cerrado.

 “ Espero que o projeto possa estar continuando para falar sobre preservação, um tema que os professores sempre estão trabalhando em sala de aula“”, afirmou.

Projeto Sementinhas

Lançado no início deste mês, o projeto Sementinhas do Cerrado  tem a meta de levar educação ambiental para 300 estudantes, incluindo também escolas indígenas e quilombolas. Nesta edição piloto serão percorridos seis municípios do Tocantins. Palmas, Itacajá e Tocantinópolis já receberam o projeto  que irá percorrer ainda os municípios de Almas, Lagoa da Confusão e Tocantínia neste semestre. 

O Projeto conta com a colaboração do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot).