Sexta, 19 de Abril de 2024

Agrotins

Proteção e qualidade ambiental é tema de palestra na Agrotins 2021

o Naturatins vai contar com a participação dos gerentes das áreas de monitoramento, fiscalização e inspeção ambiental para uma abordagem ampla

Foto: Reprodução
post


14 junho, 2021 às 22:31

Neste ano, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) traz para a programação, 100% digital, da 21ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2021, a palestra com tema voltado para a proteção e qualidade ambiental no Estado.

Os palestrantes engenheiro ambiental Renato Pires da Silva, especialista em Georreferenciamento; capitão PM Cândido José dos Santos Neto, gestor Público; e Éder Soares Pinto, doutor em Planejamento do Território e Ambiente, vão abordar assuntos relacionados às ações estratégicas e rotinas do monitoramento, fiscalização e inspeção ambiental.

A transmissão desta e de outras palestras do Naturatins na Agrotins 2021 acontece de 15 a 18 de junho, no Espaço Campo do Conhecimento da plataforma agrotins.to.gov.br e no pavilhão do Instituto.

Neste ano, o Tocantins registra redução da pesca predatória em seu território, ampliação do uso de tecnologias e intensificação das operações integradas de fiscalização. No primeiro semestre, o Naturatins firmou cooperações técnicas de ações mútuas para atendimento de diferentes demandas ambientais e mantém parceria com órgãos que atuam nas ações ambientais integradas do Estado.

 

Parceiros

São órgãos parceiros do Naturatins nas ações de fiscalização integrada, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil (Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins), Instituto Brasileiros de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público Estadual (MPE), Delegacia Especializada de Repressão  à Crimes Contra o Meio Ambiente  e Conflitos Agrários (Demag), Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas,  Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) e  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A população pode registrar denúncia de crime ambiental de forma anônima e gratuita no telefone 0800 063 1155 e diretamente ao BPMA ligando 190 e informando o assunto, para a ligação ser redirecionada.