Na quarta-feira de cinzas (14/02), o Norte do Estado pode esperar chuvas moderadas acompanhadas de descargas atmosféricas, conforme indicado pelo Grupo Storm, especializado em monitoramento meteorológico em parceria com a Energisa. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo para a região de Araguaína, indicando um potencial de perigo devido a chuvas previstas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, e ventos intensos com velocidades de até 60 km/h.
Por conta da intensidade da chuva prevista, a concessionária de energia recomenda que os clientes se atentem também à segurança com a rede elétrica. “Durante uma tempestade, a primeira recomendação é retirar os equipamentos elétricos das tomadas para evitar curto-circuito ou queima dos aparelhos. Também não é recomendado mexer em cabos ou antenas, para evitar choques elétricos. Em locais com possibilidade de enchentes ou alagamentos, é essencial deixar o disjuntor desligado e jamais tocar em fiação ou cabos desgastados”, explica a coordenadora de saúde e segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira.
Já em relação à rede elétrica, caso observe algum objeto lançado na rede, a orientação é a de manter distância de cabos rompidos e jamais tentar retirar qualquer tipo de objeto da rede, pois eles podem estar energizados e causar choques ou até acidentes fatais. “Para evitar acidentes com descargas atmosféricas, orientamos também evitar áreas descampadas, ficar longe de árvores e estruturas metálicas e não manusear equipamentos ligados à tomada durante as tempestades”, reforça a coordenadora.
A Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências de falta de energia utilizando os seguintes canais digitais: por telefone, discando para o número 0800 721 3330; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.
Dicas de segurança
Diante dos riscos que podem causar as descargas elétricas durante temporais, a distribuidora alerta a população e dá as seguintes dicas de segurança:
-
Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
-
Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais.
-
Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa.
-
Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio.
-
Não utilize chuveiro elétrico (secador, chapinha etc).
-
Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas.
-
Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos.
-
Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres.
-
Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios.
-
Não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.