Sexta, 26 de Abril de 2024

GASTRONOMIA

Ravioli de Brie é prato vencedor do Concurso Gastronômico das Jabuticabas

Brigadeiro e licor de jabuticaba ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente

Regiane Rocha/Prefeitura de Palmas
post


18 novembro, 2019 às 13:12

Nesta sexta-feira e sábado, 15 e 16 de novembro, ocorreu em Taquaruçu o Concurso Gastronômico das Jabuticabas, como parte do 1º Circuito Gastronômico das Jabuticabas de Taquaruçu, que teve início no começo de novembro e contou com uma programação de vivências e dinâmicas. O prato vencedor foi o Ravioli de Brie com Jabuticaba, de Erlandia Gomes, a segunda colocação ficou com o Brigadeiro de Jabuticaba, de Simone Moura, e em terceiro lugar ficou o Licor de jabuticaba, de Edson Cabral. 

Os pratos ou bebidas à base da jabuticaba foram apresentados na sexta, 15 de novembro, aos jurados técnicos, que os avaliaram a partir dos quesitos apresentação, sabor, criatividade e textura. No sábado, 16 de novembro, foram anunciados os vencedores que receberam troféus comemorativos. 

A vencedora do concurso, Erlandia Gomes, destacou que seu prato trouxe uma diversidade de sabores. "No meu prato pude ousar, usando doce e salgado, picante e afrodisíaco, o que tenho a dizer é gratidão por tudo". 

De acordo com Luciene da Silva Miranda, uma das organizadoras do evento, o Festival foi importante para os moradores conhecerem a jabuticaba e suas possibilidades na gastronomia, como vinhos, licores, geleias, compotas, sucos e tortas. "Aqui em Taquaruçu muitos nem conheciam a fruta, com a programação recheada de atividades puderam conhecer melhor agora, além da culinária com diversos pratos à base da fruta. E, tendo um incentivo de um concurso, percebemos que a comunidade quis saber mais sobre a Jabuticaba", pontuou. 

Luciente também ressaltou que ainda nesta segunda-feira, 18, era possível sentir os efeitos do evento no distrito de Taquaruçu. "Hoje mesmo eu vi uma cena inusitada, uma criança molhando o pé que plantou durante o evento. Então isso para mim é muito gratificante, saber que deixamos um legado". 

O Circuito Gastronômico, que tem como tema "Taquaruçu Mostra sua Cara", foi criado para celebrar a abundância do fruto e também para aproximar comunidade, turistas e empreendimentos locais com a realização de momentos memoráveis aos participantes, segundo a organização. Foram parceiros do evento a Agência Municipal de Turismo (Agtur), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedem), Sebrae Tocantins e Projetos de Estruturação Turística de Taquaruçu.

Notas dos pratos do circuito da Jabuticaba 2019:  Erlandia Gomes (Ravioli de Brie com Jabuticaba - 99)/  Simone Moura ( Brigadeiro de Jabuticaba - 98,5) / Edson Cabral (Licor de jabuticaba - 97,5)/ Márcia Costas (Doce chefinho - 97)/ Maria Ilsa (Jabutiçu - 94) / Flávia Rodrigues (Purple Peg - 93)/ Maria Socorro (Empada de Chambari - 90)/ Maria Frutuosa (Bolinho de Jabuticaba - 83)/ Francisca Pereira Resende (Mouse de Jabuticaba - 74) /
Matheus Reis (Bom de Jabuticaba - 62,5)