O Governo do Tocantins apresenta nesta quarta-feira, 22, os resultados dos trabalhos do Comitê Estadual do Fogo de 2023 no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos. Na oportunidade será realizado o I Seminário Estadual sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF). O evento é promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o WWF-Brasil.
O evento é destinado aos agentes das instituições que compõem o Comitê do Fogo e demais órgãos estaduais e municipais que atuam na prevenção e combate aos incêndios florestais e destacará as ações do comitê no ano de 2023, bem como, apresentará resultados relativos à prática do MIF no Tocantins e a experiência do Mato Grosso do Sul na implementação e regulamentação do MIF. "É a oportunidade de celebrarmos juntos a integração dos órgãos públicos e privados no enfrentamento aos incêndios florestais e compreender os aspectos relacionados ao Manejo Integrado do Fogo como ferramenta de prevenção aos incêndios", explica do gerente das Unidades de Conservação do Naturatins, Rodrigo Sávio de Carvalho.
Programação
8h - Credenciamento dos participantes
10h - Solenidade de Encerramento das ações do Comitê do Fogo
12h - Intervalo para almoço
14h - Roteiro metodológico para elaboração de planos de Manejo Integrado do Fogo nas UCs estaduais
15h - Coffee Break
15h30 - Apresentação da implementação da legislação estadual do MIF em Mato Grosso do Sul
16h - Plenária
16h30 - Lançamento da cartilha do MIF
Palestrantes
Julia Corrêa Boock
Especialista em conservação pela WWF-Brasil e atividades voltadas a Áreas Protegidas e Manejo de Fogo no Pantanal e Cerrado. Graduação em Biologia com Especialização em Gestão Florestal e Ambiental e Mestrado em Desenvolvimento Local.
Leonardo Tostes Palma
Secretário Executivo do Comitê do Fogo de Mato Grosso do Sul. Graduação em Turismo com Especialização em Gestão Pública e Mestrado em Desenvolvimento Local.
Leonardo Rodrigues
Tenente Coronel Bombeiro Militar
Pós-graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública; coordenador do Grupo de Resgate Técnico Animal e Presidente do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul.
Rodrigo Sávio de Carvalho Soares
Engenheiro Florestal e gerente das Unidades de Conservação do Naturatins
Erisvaldo de Oliveira Alves
Coronel Bombeiro Militar e Superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil e Coordenador Geral do Comitê do Fogo. Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins.