Com o propósito de fomentar o turismo em diversas localidades do Estado, o Sebrae em parceria com as prefeituras municipais, está realizando o lançamento dos roteiros turísticos de quatro cidades do Tocantins durante o mês de novembro. Os roteiros serão realizados por meio do Famtour, uma viagem de reconhecimento para a divulgação e lançamento desses novos destinos.
A iniciativa irá ocorrer durante o mês de novembro e abrangerá quatro municípios distintos: Babaçulândia, com a Rota Turística Caminhos do Lago; Filadélfia, integrante da Rota Turística Segredo das Pedras; Wanderlândia, que oferece o roteiro Turístico 03 Estrelas; e Xambioá, com o roteiro Passeio Turístico da Guerrilha.
A gerente do Sebrae Maikellen Carvalho destaca que a iniciativa demonstra o compromisso das instituições em fortalecer o turismo local, gerando oportunidades econômicas, preservando a cultura e os recursos naturais, além de proporcionar experiências memoráveis aos visitantes. “O Famtour será uma oportunidade valiosa para profissionais do turismo que trabalham, por exemplo, em agências, conhecerem esses destinos de perto e colaborarem com seu crescimento, abrindo caminho para um futuro mais promissor no setor turístico dessas regiões”, pontua.
Maikellen destaca ainda que a proposta só é possível devido o intermédio dos Agentes de Roteiros Turísticos (ART), que desempenharam um papel crucial nesse processo, trabalhando ativamente no desenvolvimento turístico das regiões. “O Sebrae criou o programa Agentes de Roteiros Turísticos (ATR) como objetivo principal de mapear, identificar e qualificar roteiros turísticos em diversos municípios, com foco no fortalecimento do setor em suas respectivas localidades”, destaca.
As ações foram realizadas pelos agentes por meio de dois eixos de atuação de governança, que envolve a criação de parcerias, organização e planejamento estratégico para o turismo local; e formatação de produtos e roteiros turísticos, que implica na criação de experiências atraentes para os visitantes, incluindo atividades, atrações e infraestrutura.