O Sebrae Tocantins participa nesta terça-feira, 28, em Brasília (DF), da cerimônia nacional de 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). A iniciativa no Tocantins já alcançou mais de 70 mil alunos das escolas públicas e em torno de 10 mil profissionais da Educação. O objetivo do programa é proporcionar aprendizagem além das salas de aula, impulsionando o crescimento empreendedor e pessoal.
O Sebrae Tocantins e o Governo do Estado viabilizam a participação de 3 escolas no evento em Brasília, momento que terão suas histórias empreendedoras publicadas no livro de comemoração dos 10 anos do programa no País. São elas: Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos – Extensão Irmã Adelaide – Miracema; Colégio Coopefa - Formoso do Araguaia e Escola Estadual Henrique Cirqueira Amorim - Araguaína.
O evento contará com a participação de Emicida, MV Bill e Criolo. A celebração vai enfatizar como a Educação Empreendedora – muitas vezes mal compreendida como mero ensino sobre como abrir um negócio – contribui para o crescimento do potencial de crianças, jovens e adultos, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras, como o pensamento crítico, criativo e cidadão.
Quem quiser acompanhar a comemoração, que será transmitida ao vivo, pode se inscrever pelo canal do Sebrae no Youtube. O evento começa às 14 horas e tem previsão de terminar às 16h30 (horário de Brasília).
Izana Assunção, analista do Sebrae Tocantins, pontua que o programa tem a ideia de disseminar a mensagem de que a cultura do empreendedorismo vai além da intenção de abrir o próprio negócio, constituindo-se como uma importante ferramenta que contribui ativamente para o desenvolvimento de habilidades e atitudes essenciais à construção de um projeto de vida. “Essa é a missão e a essência do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo Sebrae em todo o Brasil, que celebra os seus 10 anos de atuação em 2023. Nesta direção, o Sebrae, dentro de sua responsabilidade social contribui de modo efetivo na Educação que gera transformação”, reforça.
Educação Empreendedora
A celebração também será o momento de destacar as principais conquistas do PNNE ao longo dos últimos 10 anos. Criado em 2013, pelo Sebrae, o programa já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação, com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas.
Depois da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força no ensino brasileiro, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no País, sendo conteúdo transversal no documento. Nessa perspectiva, o PNEE realiza iniciativas de sensibilização, capacitação, reconhecimento e relacionamento com professores, gestores, estudantes e ecossistema de educação, incluindo parceiros estratégicos.