Segunda, 15 de Julho de 2024

Seciju promove ações, debates e estratégias para combate ao racismo e promoção da igualdade racial por meio da adesão ao Sinapir em todo o Tocantins

Diretoria de Diversidade e Inclusão Social percorreu durante dois meses, municípios do extremo norte e sul do estado

Créditos: Divulgação/Governo do Tocantins
post
Por Márcia Rosa/Governo do Tocantins

10 julho, 2024 às 08:09

A equipe da Diretoria de Diversidade e Inclusão Social da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), percorreu municípios tocantinenses do norte, extremo norte e sul do estado durante os meses de maio e julho com o projeto “Sinapir – promovendo direitos e transformando realidades”, o qual tem levado ações, debates e estratégias a serem trabalhadas em conjunto para o combate ao racismo estrutural e promoção da igualdade racial nos municípios.

O Projeto tem como objetivo promover políticas de igualdade racial e combater a discriminação étnico-racial, visando reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre a população negra e não negra, fortalecendo a participação da sociedade na implementação de políticas de educação, saúde, qualificação profissional, cultura, identidade, entre outras que atendam às necessidades específicas da população negra.

A mobilização que contou com o apoio do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), ocorreu em duas etapas, sendo que a primeira delas se deu no mês de maio e abrangeu 13 municípios do sul do estado para discutir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Durante a segunda etapa, a equipe percorreu 16 municípios da região norte e extremo norte do Tocantins discutindo a implementação de estratégias e convidando os municípios para aderirem ao Sistema como forma de fomento e fortalecimento da política racial estadual.

Entre os temas abordados durante as visitas, estão a promoção da igualdade racial, direitos da pessoa idosa, das pessoas com deficiência, combate ao trabalho escravo das pessoas negras, fomento aos conselhos municipais, além do reforço para adesão ao Sinapir e seus benefícios.

Formas de Adesão ao Sinapir

Como o 22º estado a aderir ao Sinapir desde 2020, o Governo do Tocantins tem o compromisso, por meio da Seciju, de evocar os municípios a também aderirem, e com isso, terem acesso a programas e projetos, e a benefícios como, transferências voluntárias, kits de equipagem para apoio a estruturação de órgãos e conselhos, participação de formação continuada para conselheiros, entre outros.

Entre as formas de adesão, estão a básica, a intermediária e a plena, sendo que em cada uma delas, o município pontua e tem acesso a benefícios, programas e projetos do Ministério da Igualdade Racial do Governo Federal.

Para o assessor técnico e coordenador do Projeto, Cris Madureira, “as ações foram bem-sucedidas e tiveram a participação massiva dos municípios visitados, além disso, gerou um impacto positivo na promoção da igualdade racial por meio do Projeto nas comunidades locais. Então essa adesão é muito significativa aos municípios tocantinenses porque podem receber mais recursos do Governo Federal para ações relativas à política de igualdade racial e nós da Diretoria, vamos percorrer a região sudeste e central levando essa proposta a todos os envolvidos com essa política”, enfatizou.

Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

O Sinapir em movimento é uma expressão que evoca dinamismo e ação no âmbito das políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial no Brasil. Foi instituído pela Lei nº 12.288/2010, conhecida como Estatuto da Igualdade Racial, e é coordenado pela Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, vinculada ao Ministério da Igualdade Racial.

Entre as ações do Projeto estão o debate de políticas públicas, mobilização social, capacitação e formação, monitoramento e avaliação, articulação institucional e combate ao racismo estrutural nos municípios para ações integradas em diferentes eixos que promovam a inclusão social.