O secretário da Cultura Tião Pinheiro e a secretária-executiva Valéria Kurovski, acompanhados da equipe técnica da Secult, reuniram-se com o superintendente de Obras Públicas da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Max Guimarães, nesta quarta-feira, 12, para alinhamento de demandas referentes às obras de conservação de igrejas e museus do Estado do Tocantins. Na ocasião, foram levantadas as edificações prioritárias para que sejam feitos os devidos reparos, que serão executados pela empresa vencedora da licitação.
Entre as prioridades destacadas estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no município de Monte do Carmo, a Igreja Nossa Senhora da Natividade, localizada no município de mesmo nome, e o Memorial Coluna Prestes, situado na Esplanada das Secretarias, na Praça dos Girassóis, em Palmas. De acordo com o contrato, assinado ainda no mês de junho e avaliado em R$ 4,3 milhões, as estruturas receberão serviços de engenharia para obras de reforma e manutenção com acompanhamento profissional especializado.
Durante o encontro, o titular da Secult ressaltou que a Secretaria da Cultura, em parceria com a Ageto e a empresa vencedora da licitação, está avançando no andamento do projeto e destacou a importância dessa ação para a preservação da memória arquitetônica do estado, reforçando a celeridade das obras. "Isso está de acordo com a orientação do nosso governador Wanderlei Barbosa, que pede, inclusive, agilidade nesse processo, para podermos concluir essa primeira etapa e prosseguirmos com as obras", disse.
Max Guimarães, superintendente de Obras Públicas da Ageto, ressaltou o processo de planejamento e contratação da empresa responsável pelas obras. “A Ageto está à disposição da Secretaria da Cultura, do Governo do Estado, para poder dar todo o subsídio para concluirmos e darmos uma situação mais confortável aos usuários dessas edificações”, disse.
Também participaram da reunião o gerente de Desenvolvimento da Cultura da Secult Luciano Pereira, a gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Alline Alves Santos, a diretora de manutenção predial da Ageto, Ranu Lima e os representantes da empresa licitada, Diego Fernando e Aline Carlos Ribeiro.
Assinatura do contrato
Na primeira semana de junho, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura, assinou o contrato com a empresa de engenharia licitada para a realização da manutenção preventiva e corretiva em igrejas e museus do Estado do Tocantins. O documento foi assinado pelo secretário da Cultura Tião Pinheiro e representantes da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) e da empresa vencedora da licitação. Ao todo, serão R$ 4,3 milhões destinados a essas ações.