Domingo, 24 de Novembro de 2024

Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos marca presença na abertura da Caravana Federativa no Tocantins

técnicos da Semarh visitaram estandes de instituições federativas captando informações sobre programas e parcerias

Fotos: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
post
Cleide Veloso/Governo do Tocantins

10 novembro, 2023 às 10:33

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participou, por meio da secretária executiva Mônica Avelino, da abertura da quarta edição da Caravana Federativa no Tocantins, no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas. A ação tem o objetivo de levar atendimento, informação e cooperação entre os entes federados, através da participação ativa dos Ministérios e demais órgãos federais em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais.

 

A abertura do evento contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, autoridades representantes do Governo Federal e dos ministérios, das bancadas parlamentares federal e estadual, secretários estaduais e das prefeituras municipais, além da população.

 

Considerando que objetivo do encontro é encontrar soluções para resolver demandas do Estado, o governador Wanderlei Barbosa, amplamente aplaudido na cerimônia de abertura, solicitou esforço do Governo Federal e dos ministérios para resolver questões relacionadas à construção de pontes e ligações de estradas para que o Estado possa alavancar o desenvolvimento econômico, do agronegócio, da interligação do asfalto dos municípios e integração social com as comunidades indígenas. E das autoridades estaduais e municipais, cobrou empenho de todos nos procedimentos necessários, para que as soluções possam ser alcançadas.

 

Representando o secretário da Semarh, Marcello Lelis, a secretária executiva Mônica Avelino, acompanhada de equipe composta de integrantes de todos os setores da Pasta, prestigiou a cerimônia e realizou visita aos estandes das instituições federativas.

 

A secretária executiva afirmou que os servidores do órgão serão capacitados, com as informações oferecidas pelos ministérios, para fazer a conexão de convênios e de disposição de verbas que possam ser acessadas diretamente através desses órgãos federais ou de instituições bancárias como a Caixa e o Banco do Brasil, para somar recursos aos programas existentes que o secretário Marcello Lelis considera que podem ser ampliados no planejamento para o próximo ano.

 

Mônica Avelino destacou que “o Governo Federal veio para explanar a maneira que vai trabalhar em seus diferentes ministérios e nós temos o objetivo de assimilar as informações que são importantes à competência da Pasta ambiental no Estado, uma vez que todos os processos relacionados ao meio ambiente tem relação com pautas de outros ministérios. O sucesso das ações ambientais no Estado depende da parceria com outros ministérios, tanto nas ações como nas normativas, para funcionar bem, como já fazemos aqui, com a Secretaria da Fazenda”.

 

Mesmo com os avanços da gestão ambiental no Tocantins, Mônica Avelino acrescentou que “o Estado tem instrumentos bem estabelecidos e programas como o de Redução de Emissões de gases efeito estufa por Desmatamento e Degradação (REDD+), de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), mas ainda temos demandas, como o Plano de Contingência e programas que precisam de incentivos, portanto alguns aspectos serão revistos a partir dessas visitas”.

 

Ministros

 

Em mensagem de vídeo, o ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, saudou os participantes transmitindo os cumprimentos do presidente Lula e assegurando estar a caminho para se juntar a todos de forma presencial no evento. Alexandre Padilha recomendou ainda, que todos aproveitem ao máximo a oportunidade do encontro direto com os ministérios, para buscar informações sobre os respectivos programas, tirar dúvidas, firmar parcerias e apoio logístico, para que os benefícios possam chegar mais rápido aos municípios.

 

O secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, elogiou a apresentação do cantor Genésio Tocantins ao falar da sua apreciação pela música regional, e enfatizou a presença constante do governador Wanderlei Barbosa, além do secretariado, prefeitos municipais e da bancada parlamentar do Estado na agenda do Governo Federal. André Ceciliano destacou ainda o lançamento de programas como o Mãos-a-obra para correção e retomada de obras paralisadas nos últimos anos, pontuando como exemplo as do programa Minha Casa Minha Vida.

 

Durante o evento, os participantes têm acesso direto aos Ministérios e autarquias que oferecem atendimento personalizado, com oportunidade de esclarecimento de dúvidas, busca de apoio e identificação de maneiras de melhorar os serviços oferecidos em suas respectivas comunidades.

Acompanhada de equipe técnica da Semarh, a secretária executiva Mônica Avelino participou debateu temas ligados à política ambiental do Estado com representantes do governo federal