Domingo, 24 de Novembro de 2024

Secult participa da reunião em Brasília e recebe apoio da Bancada Federal do Tocantins

Secretário da Cultura falou sobre a secretaria e defendeu a construção de equipamentos culturais no Tocantins

Foto: Divulgação
post
Por Aurielly Painkow / Governo do Tocantins

23 novembro, 2023 às 08:34

A convite da senadora Professora Dorinha, líder da bancada federal em Brasília, o secretário da cultura do Tocantins Tião Pinheiro participou nesta terça-feira, 21, no Senado Federal, de reunião da bancada do Tocantins com objetivo de fazer gestão junto aos parlamentares no sentido de beneficiar a cultura tocantinense através de emendas individuais e outras iniciativas. O encontro é resultado de conversas com os parlamentares a quem apontou as demandas sensibilizando-os quanto a necessidade de recursos para o setor.

A reunião no Senado visava ouvir secretários capitaneados por Sergislei de Moura (Seplan), prefeitos do Comurja-Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão e instituições como PM, Bombeiros, UFT, Faet-Senar-Sebrae, Codevasf, PróRim, Hospital de Amor e Defensoria Pública na reta final para definição das emendas parlamentares.

Durante as apresentações previstas, que estavam sendo mediadas pela senadora Professora Dorinha, ela ressaltou a presença do secretário e explanou que a Secult planeja a criação dos CEUs, que são centros voltados para o desenvolvimento na área de cultura, programa do Ministério da Cultura (MinC). Na mesma ocasião, antes de pleitear a palavra ao secretário, ela pediu aos parlamentares presentes a destinação de emendas individuais para compra de veículos, os MovCEUs, que comporão esses equipamentos culturais itinerantes.

O secretário Tião Pinheiro fez uso do espaço de fala para uma breve explanação sobre a Secult e para defender a construção de equipamentos culturais no Tocantins e ampliar o acesso da população nos seus mais diversos rincões a momentos de cultura que poderão ser proporcionados pelos MovCEUs.

“Fizemos a proposta de cinco céus ao Ministério da Cultura, que são construções físicas de equipamentos culturais em Araguatins, Dianópolis, dois em Palmas e Gurupi. De espaço físico cultural, o Tocantins atualmente só possui o Palacinho e o Memorial. Junto a esses CÉUS estamos propondo também aquisição de cinco MovCEUs, que são carros equipados para sair com teatro, música, cinema, biblioteca e apresentações artísticas contemplando os tocantinenses em várias regiões do Estado”, explicou Tião Pinheiro durante a reunião da Bancada Federal. 
Presentes, além da professora Dorinha, manifestaram apoio e se comprometeram a destinar emendas individuais ao projeto o senador Eduardo Gomes – que reiterou o pedido de apoio à cultura junto aos seus pares – e os deputados federais, Vicentinho Jr., Ricardo Ayres, Carlos Gaguin, Toinho Andrade, Lázaro Botelho, Filipe Martins e Alexandre Guimarães. O secretário ainda entregou o ofício do pedido no gabinete do senador Irajá Abreu, que estava ausente, e fará o mesmo junto ao deputado Eli Borges.

Acompanharam o secretário o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Cultura, Amauri Santos Teixeira, a assessora e relações institucionais da Secult, Aurielly Painkow, e Aline Jugault, assessora técnica do Escritório de Representação do Governo do Tocantins na Capital Federal.


MovCEU


MovCEU é uma iniciativa do Programa Territórios da Cultura do MinC destinada a fortalecer a cultura em áreas periféricas, sendo um equipamento cultural itinerante, projetado para locais com famílias de baixa renda em municípios com menos de 20 mil habitantes, rurais ou urbanos, que tenham limitações para construção de equipamentos culturais públicos.