Com o objetivo de alinhar parcerias para a realização da Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), representantes da Secretaria da Cultura (Secult) reuniram-se nesta quinta-feira, 19, com equipes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e das Secretarias do Turismo (Setur) e da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), para discutir demandas referentes ao evento, que acontece entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, na Praça dos Girassóis, em Palmas.
Espaço para promoção, valorização e comercialização do artesanato local, a Fenartto também contará com atrações artísticas, cozinha show, desfiles e a realização do I Seminário de Economia Criativa do Tocantins, bem como do vernissage do I Salão de Artes Visuais do Tocantins.
“A feira é uma grande aposta nossa e, além de ser uma proposta de exposição, comercialização e divulgação do artesanato, é uma proposta de movimentarmos o setor, o olhar empreendedor do artesão”, disse a secretária-executiva Valéria Kurovski, ao apresentar o projeto durante reunião no Sebrae, na qual, junto à equipe técnica da Secult, foi recebida pelo diretor Rogério Ramos. Na oportunidade, a gestora reforçou que o convite da secretaria parte do reconhecimento da expertise da instituição.
Durante a reunião, Rogério Ramos demonstrou o interesse do Sebrae em contribuir com o projeto e ressaltou o conhecimento da instituição no setor do artesanato. “Temos uma coordenação estruturada que trabalha com isso há muito tempo, de forma até científica, com estudos. Consultorias dentro dessa área já foram desenvolvidas para conceder toda a informação e todo o conhecimento que temos”, reforçou, colocando-se à disposição para o trabalho em conjunto.
Tranversalidade entre pastas
A segunda parte da tarde foi marcada pelo encontro da Secult com equipes da Setur e da Sics, oportunidade em que foram discutidas as possibilidades do trabalho transversal entre as pastas na promoção de ações dentro da feira. O encontro desta quinta-feira aconteceu após reunião realizada com a primeira-dama Karynne Sotero e os secretários Tião Pinheiro e Valéria Kurovski ainda no mês de agosto, que reuniu gestores de diversas secretarias do Governo para apresentar a proposta do evento, idealizado pela Secult.
“Para além da exposição e comercialização do artesanato, a gente vai ampliar a feira para a economia criativa com o seminário, que será um start da Secult para trazer a discussão sobre o desenvolvimento da economia criativa”, destacou Valéria Kurovski, ao falar sobre as ações integradas à Fenartto.
“O artesanato é feito por quem sabe fazer arte, mas às vezes tem dificuldade de fazer negócio. O Seminário de Economia Criativa também vai servir para mostrar para esses artesãos como se profissionalizar, como abrir sua empresa, como saber vender o seu projeto”, comentou a secretária-executiva do Turismo Jocélia Costa durante a reunião, onde ficou firmada a parceria entre Secult e Setur, com a presença da pasta em um estande que trará a força dos atrativos turísticos do Tocantins. “Vamos fazer acontecer essa feira” complementou a gestora.
Na oportunidade a Secult também propôs uma parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, ação que foi bem recebida pelo diretor Carlos Carneiro, principalmente para atividades como o Seminário de Economia Criativa. “Com certeza iremos abraçar essa ideia. Vamos criar um cronograma, nos alinhar”, concluiu.
Presentes
Pela Secult, também participaram da tarde de reuniões o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda, a assessora institucional Aurielly Painkow e as servidoras Ana Elisa Martins e Camila Miranda. Pelo Sebrae também esteve presente a analista Celina Soares.