Terça, 20 de Maio de 2025

Servidores do Parque Estadual do Jalapão participam de curso sobre qualidade de vida emocional

Brigadistas e guarda-parques do Parque Estadual do Jalapão participaram de curso com foco no bem estar mental e emocional

Fotos: Naturatins/Governo do Tocantins
post
Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

19 maio, 2025 às 13:38

Com o objetivo de promover o bem-estar mental e emocional dos servidores que atuam no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Unidade de Conservação sob gestão do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foi concluído nesta sexta-feira, 16, curso intensivo voltado para a qualidade de vida emocional da equipe. A iniciativa buscou oferecer apoio psicológico a profissionais que desempenham papéis fundamentais na preservação ambiental e no atendimento ao público em uma das principais regiões turísticas do Tocantins. Participaram das atividades, brigadistas, guarda-parques, analistas e agente Dunas. 

Ministrado pela psicóloga Rosilda Lopes, o curso contou com duas turmas e uma carga horária de 20 horas. A formação foi dividida em duas etapas principais. A primeira parte foi dedicada ao diagnóstico de necessidades, por meio da aplicação de uma bateria de testes que permitiu personalizar o conteúdo de acordo com os perfis emocionais dos participantes. Já a segunda etapa foi voltada à aplicação prática dos conteúdos, adaptados às demandas identificadas previamente.

A iniciativa reconhece os desafios emocionais enfrentados pelos servidores que atuam em áreas de difícil acesso, com jornadas intensas de trabalho e exigências constantes de atenção, empatia e resiliência, sobretudo no período de estiagem onde atuam diuturnamente no combate aos incêndios florestais na Unidade de Conservação.

A supervisora do Parque, Vaneça Corado, destacou a importância do curso como uma ação estratégica de cuidado com os profissionais. “Investir na saúde emocional dos nossos servidores é também investir na qualidade do serviço que prestamos à sociedade e à preservação do meio ambiente. Esse curso foi fundamental para que cada um dos nossos brigadistas, guarda-parques, analistas e agente Dunas, pudessem olhar para si com mais atenção, entender seus limites e buscar ferramentas para lidar melhor com os desafios do dia a dia. Toda equipe aprovou, foi uma quebra de paradigma, algo novo, é a primeira vez que aconteceu e que continuará com os acompanhamentos”, finalizou.