A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) inicia na quinta-feira, 22, das 9h às 12h, e 14h às 17h, o Treinamento em Coleta de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária, com objetivo de ofertar à população tocantinense a venda segura de produtos, que cumpram os requisitos de qualidade. As inscrições já foram encerradas, no total, 30 servidores irão participar da capacitação. O curso tem a duração de um dia e será realizado no 4º andar do Anexo I da Pasta, na quadra 104 norte, avenida LO-02, lote 30, Edifício Lauro Knop, em Palmas/TO.
O Curso é coordenado pela Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DVISA-TO) e Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) e é direcionado para os servidores das Vigilâncias Sanitárias Municipais prioritárias para ação, que são: Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.
O treinamento é parte do Programa Integrado de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária do Tocantins e viabilizará a continuidade do desenvolvimento do plano integrado de monitoramento dos referidos produtos, iniciado em 2023.
“O objetivo do Programa Integrado de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária do Tocantins, é monitorar por meio de análise laboratorial alimentos e saneantes fabricados e comercializados no estado do Tocantins de modo a auxiliar na identificação do risco sanitário, subsidiando a adoção de medidas sanitárias adequadas diante desses riscos, além de possibilitar a exposição no mercado de produtos seguros à população”, afirmou a Inspetora Sanitária da Diretoria de Vigilância Sanitária do Tocantins (DVISA/TO), Crislane Maria da Silva Bastos.
Dados
Em 2023 foram realizadas cerca de 260 coletas de alimentos dentro do Programa Integrado de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária do Tocantins. Para o ano de 2024, são estimadas aproximadamente 300 coletas de alimentos e saneantes para serem analisadas pelo LACEN/TO.