Domingo, 24 de Outubro de 2021

Natureza

Situação dos parques estaduais são discutidas

Participaram presidentes das agências estadual e municipal de Turismo

Foto: Reprodução
post


14 setembro, 2021 às 19:36

Ocorreu ontem, 13 de setembro, a primeira reunião presencial do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur) sob a presidência de Marcelo Perim, empresário que ocupa também o cargo de presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) no estado. A reunião contou com a presença de membros efetivos/consultivos e dos presidentes da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano e da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Márcio Neres.

O presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, também participou e realizou a abertura da reunião falando sobre o papel do Cetur e a nova sede da entidade. Segundo ele, "nós criamos este conselho voltado e composto por empresários para que as demandas do setor possam ser ouvidas e encaminhadas aos entes públicos e privados no intuito de melhorar o ambiente de negócios e alavancar o Turismo no Estado. O Cetur tem um papel importante neste contexto e o trabalho que vem sendo feito pelo Marcelo Perim com certeza trará resultados positivos para o trade. É uma honra receber os empresários e membros do Cetur em nossa nova casa que sempre estará de portas abertas”, disse.

Durante a reunião, o presidente do Cetur, Marcelo Perim, apresentou a equipe de trabalho do conselho e as ações já executadas por sua gestão. Além disso, ele expôs projetos futuros que estão sendo desenvolvidos como o Calendário de eventos do Tocantins, construção de banco de dados, reformulação de site e captação de recursos para projetos. Como parte da pauta estava ainda a apresentação e discussão de parecer jurídico sobre a concessão de parques estaduais que trouxe um debate amplo e cortes entre o presidente da Adetuc e presentes.

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, disse que o Governo do Estado está aberto ao diálogo. “A partir do dia 30 de setembro abriremos para consultas e audiências públicas e recomendamos ao Cetur que participe e avalie a proposta do governo. Contamos com a participação de todos nesta construção, pois sabemos da importância desse alinhamento para o desenvolvimento econômico, social e do ambiental”, afirmou.

Para o presidente do Cetur, Marcelo Perim, o tema necessita de novas discussões. “O papel do conselho é esse ouvir e tentar auxiliar os entes públicos na elaboração de políticas públicas que contribuam com o setor e para isso, nós gostaríamos, após receber o documento oficial sobre a concessão e depois da leitura do parecer jurídico por todos os membros, agendar uma nova reunião para falarmos especificamente deste tema, e se possível, até mesmo com a presença do BNDES”, disse.

O pedido foi aceito e esta reunião ocorrerá em breve. O presidente da Agtur, Márcio Neres também colocou a Agência Municipal à disposição. “Nós estamos à disposição dos empresários e Cetur e aproveito a oportunidade para pedir a contribuição da classe na construção e elaboração de um vídeo promocional e também no desenvolvimento das ações da pasta, afinal com a participação e contribuição de todos só temos a ganhar'', ressaltou.

Por fim, ainda durante este encontro, foi entregue aos participantes o certificado de participação como membros do Cetur, que de acordo com o presidente Marcelo, “é uma pequena homenagem pelo esforço e dedicação de todos que contribuem com o nosso trabalho aqui”.