Terça, 22 de Outubro de 2024

Técnicos do Ruraltins participam de intercâmbio sobre práticas de cultivo regenerativo com sistemas agroflorestais

Visita ocorreu no Sítio Seis Pétalas, em Taquaruçu, nessa terça-feira

post
Edvânia Peregrini – Governo do Tocantins

18 outubro, 2023 às 16:25

écnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da regional de Araguaína, participaram de um intercâmbio no sítio Seis Pétalas, em Taquaruçu, nessa terça-feira, 17, para conhecer as práticas de cultivo regenerativo com sistemas agroflorestais.

Voltada para o turismo rural, a propriedade, pertencente ao casal Emmanuel Kirlian e Greici Librelon, tem uma área de 18 hectares com diversos atrativos naturais como trilhas, represas, cascatas, vegetação nativa e ainda as pequenas e sustentáveis intervenções como construção da casa sustentável, a biopiscina, sistema de captação de água e tratamento ecológico do esgoto.

“Estamos aqui há três anos, onde começamos do zero, com um planejamento permacultural da propriedade, onde a gente fez as intervenções nos lugares onde precisavam ser feitos, deixando praticamente 98% bem preservado e assim vai ficar! Nosso modo de trabalhar é com o cerrado em pé, buscando todas as alternativas de renda preservando o Cerrado”, explicou o proprietário e engenheiro Ambiental, Emmanuel, que busca no turismo ecológico a geração de renda para a família.

Durante a visita, os 15 técnicos do órgão rural trocaram informações e conhecimentos com o produtor, bem como visitaram áreas de cultivo de agroflorestal nativas, frutíferas, adubadoras; o meliponário; o galinheiro, as trilhas e também conheceram o sistema de tratamento ecológico do esgoto.
A visita faz parte de uma das metas do Convênio Oportunidade (nº 839847/2016), firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), visando o aperfeiçoamento de multiplicadores em gestão de propriedades e novas tecnologias para o desenvolvimento de cadeias produtivas.

Para a coordenadora do Convênio, na regional de Araguaína, Grassumilda Rosado, a visita foi uma excelente experiência para os técnicos do Ruraltins. “Esse intercâmbio no sítio Seis Pétalas foi mais do que uma simples visita técnica. Foi um momento de conexão, troca de conhecimento e também de aprendizado de práticas sustentáveis que não apenas promovem a produção de alimentos, mas também respeitam e preservam a natureza. Com certeza vamos levar adiante o que vimos aqui, replicando estas práticas aos agricultores familiares da nossa região”, ressaltou.