Segunda, 29 de Abril de 2024

Terão início neste sábado as atividades do Programa de Iniciação Científica para os medalhistas da Obmep

As atividades serão realizadas nos polos de Palmas e de Couto Magalhães e vão participar 68 estudantes de escolas públicas e privadas

Fotos: Arquivo/Escola/Governo do Tocantins
post
Josélia de Lima/Governo do Tocantins

13 abril, 2024 às 00:49

Terão início neste sábado, 13, as atividades do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que neste ano contemplará 68 estudantes do Tocantins, de escolas públicas e privadas, que foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

O PIC é um programa que visa transmitir aos alunos conhecimentos em Matemática e treiná-los na leitura e na escrita de soluções e resultados, nas técnicas e métodos. O aluno participa, durante o ano, de atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa.

As atividades serão realizadas em dois polos, sendo um na capital Palmas e outro em Couto Magalhães. Após essa primeira atividade presencial, os encontros serão realizados de forma virtual.

Caio Cardoso Carneiro, que será um dos professores do polo de Palmas, explicou que amanhã será apresentada a programação para 2024. “Os alunos receberão instruções sobre os encontros presenciais, sobre a plataforma on-line do PIC e sobre as atividades e avaliações dentro do programa. Ao mesmo tempo, os estudantes terão um espaço para se apresentarem e conhecerem uns aos outros”, contou.

O professor Gilmar Pires Novaes é o coordenador orientador do PIC no Tocantins e é responsável para contatar os alunos convidados a participarem do PIC, orientá-los e acompanhá-los durante as atividades realizadas. “Nessa atividade é fundamental o apoio dos pais dos alunos, no acompanhamento da realização das atividades pelos seus filhos, durante todo o programa. O PIC tem impactado positivamente várias vidas, desde 2005”, esclareceu.

Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela Obmep, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.

 

O professor Gilmar ressaltou a importância do Programa de Iniciação Científica. “Como resultado dessas atividades do PIC, temos estudantes universitários diferenciados em várias áreas do conhecimento, a exemplo de Matemática, Engenharias e Medicina, em Universidades Públicas Federais de excelência”, contou.

 

Estudantes medalhistas

Uma das estudantes medalhista em 2023 é Maria Fernanda de Oliveira Milhomem, aluna da Escola do Campo Senador João Ribeiro, em Couto Magalhães, medalhista de ouro.

Outra medalhista, Valeria Melissa Santos Borges, concluiu a educação básica no Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, e foi premiada com medalha de bronze por cinco anos consecutivos.

O estudante Lucas George Oliveira Nascimento, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, é  um dos alunos contemplados com o PIC e estará no polo de Palmas. “Participar do programa representa uma oportunidade de aprender mais,  além disso, poder participar de um ambiente que vai contribuir diretamente com meus estudos e objetivos e poder conhecer também bons professores é revigorante e motivador.