Quarta, 24 de Abril de 2024

Tilápiatins

Tilápia é tema de encontro na Agrotins

A Agrotins será aberta nesta terça-feira, 7 de maio, e vai até o dia 11.

Divulgação
post
O piscicultor César Augusto lembra que para ter um bom resultado com a tilápia é preciso fazer um plano de negócios e conhecer cada processo

06 maio, 2019 às 20:09

(Jesica Maldonado, estagiária de Jornalismo do convênio Jalapão News/UFT)


O I Encontro da Cadeia Reprodutiva da Tilápia do Tocantins, o Tilápiatins, será realizado nesta quarta-feira, 8 de maio, no auditório do Portal da Aquicultura e da Pesca Esportiva, no Centro Agrotecnológico de Palmas, sede da Feira Agropecuária do Tocantins (Agrotins).  O encontro é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). A Agrotins será aberta nesta terça-feira, 7 de maio, e vai até o dia 11. 

 

A tilápia é o peixe mais produzido no país, segundo  o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2017 correspondia a 58,4% do total da piscicultura nacional.

 

Dados da Associação Brasileira de Piscicultura apontam que a produção da tilápia pode chegar a R$ 1,4 bilhão por ano no Tocantins. 

 

O piscicultor César Augusto lembra que para ter um bom resultado com a tilápia é preciso fazer um plano de negócios e conhecer cada processo, desde a chegada dos peixes, a escolha da ração, a pesca e a educação ambiental. “A cada projeto a ser montado teria de ser obrigatória a participação em um curso de educação ambiental para a conscientização e saber cuidar da água. Para você produzir o peixe, primeiro precisa aprender a respeitar a água e isso aqui em Palmas é muito falho”, enfatiza o piscicultor.