Foi realizada nesta quinta-feira, 20, uma palestra virtual sobre o projeto Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa foi dada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e teve apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), e também da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). O projeto visa apoiar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios tocantinenses que compõem a região do Jalapão. O evento foi transmitido simultaneamente via Google Meet e Youtube.
A abertura e andamento do vento foram conduzidos e mediados pelos representantes da UFT, professor Dr. Waldecy Rodrigues e Professor Dr. Airton Cançado. Já as palestras, foram ministradas pela analista de programas do ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), Daphne Besen, que falou sobre o ONU-Habitat e as agendas globais de desenvolvimento urbano sustentável. Em seguida, o Juiz federal e professor de Direito e na Escola de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Gabriel Wedy, abordou os objetivos do desenvolvimento sustentável: pandemia e o desenvolvimento sustentável.
O programa “Caminhos para o desenvolvimento sustentável - projeto para o fortalecimento dos municípios e implementação dos ODS” objetiva traçar estratégias ao enfrentamento da pobreza e problemas relacionados ao desenvolvimento territorial. O projeto será desenvolvido em três etapas: a primeira consiste na realização da palestra virtual desta quinta-feira, quando foram apresentados o projeto e os objetivos do desenvolvimento sustentável às autoridades e gestores locais. Na segunda, serão realizadas oficinas de capacitação nos municípios interessados em implementar os ODS. A terceira etapa será marcada pela entrega de um painel com dados para o planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas incorporadas aos ODS.
Segundo o professor da UFT, Dr Waldecy Rodrigues, a parceria com o governo do Estado nas ações de planejamento para o desenvolvimento sustentável dos municípios é de fundamental importância para alcançar os objetivos e a melhoria da qualidade de vida da população.
“O evento é destinado aos gestores municipais e governo do Estado, professores, pesquisadores e sociedade em geral. A ideia é construir ações práticas futuras para serem aplicadas a partir dos objetivos do desenvolvimento sustentável com base nas metas da ONU para que as regiões avancem efetivamente nos mais diversos aspectos do desenvolvimento sustentável” , explicou o professor, ressaltando que no Tocantins a UFT é a instituição facilitadora da ação que tem como base o projeto da Organização das Nações Unidas (ONU)- agenda 2030 - que preconiza 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030.
Os 17 ODS compreende ações referentes a: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; educação; Igualdade de gêneros; água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação.
Durante as palestras, foram apresentados os objetivos do desenvolvimento sustentável e a sensibilização dos gestores, além de apresentação de alguns resultados de experiências positivas em outras regiões do país para que possam ser adaptadas e aproveitadas no Tocantins. Após as palestras, os participantes tiveram oportunidades de esclarecer dúvidas a respeito dos temas abordados.
Para o secretário Tom Lyra, a parceria com a UFT é de grande relevância para contribuir com ações de fomento ao desenvolvimento econômico e social, de forma sustentável, que o Estado do Tocantins já promove na região Jalapão, por meio da Sics e Adetuc, juntamente com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Bombeiros e Polícia Militar e demais parceiros.
“A palestra foi muito positiva e de grande valor para o desenvolvimento sustentável da região do Jalapão e demais comunidades tradicionais do Tocantins, contribuindo para fortalecer as ações preconizadas pelo governador Mauro Carlesse, oferecendo suporte aos municípios para o fomento do turismo, cultura e da economia criativa em todas as regiões do Estado, com geração de emprego e renda”, destacou Tom Lyra.