Segunda, 15 de Julho de 2024

Verão 2024: dicas para aproveitar com segurança as Praias Tocantinenses com a Família

Em 2023, de acordo com informações do Governo do Estado, a Temporada de Praia gerou aproximadamente 2 mil empregos diretos

Foto: Divulgação
post


04 julho, 2024 às 18:14

A temporada de praia no Tocantins está de volta, trazendo consigo muita diversão, lazer e oportunidades econômicas para a região. Durante este período, famílias de todo o estado e turistas de diversas partes do país se reúnem às margens dos rios para desfrutar das belezas naturais e da infraestrutura preparada especialmente para recebê-los.  

Em 2023, de acordo com informações do Governo do Estado, a Temporada de Praia gerou aproximadamente 2 mil empregos diretos e uma movimentação financeira em torno de R$ 500 milhões, conforme pesquisas da Setur em 18 praias do Tocantins. Para que todos possam aproveitar ao máximo, é fundamental redobrar os cuidados com a segurança, especialmente no que diz respeito às instalações elétricas. 

Com a chegada do verão, as praias se transformam em grandes pontos de encontro e, para garantir que essa diversão não seja interrompida por acidentes, a atenção às instalações elétricas deve ser prioridade. Ligações improvisadas, gambiarras e fios soltos são perigos que podem causar acidentes graves, principalmente em ambientes molhados. O coordenador da Energisa Tony Franco, também destacou a importância de reforçar os cuidados nesta época do ano.  

"Água e energia elétrica não combinam. É essencial que todas as instalações estejam em conformidade com as normas de segurança para evitar riscos. Fios expostos, emendas mal feitas e ligações improvisadas podem transformar um momento de lazer em tragédia. Por isso todo cuidado é necessário. Precisamos garantir que todas as conexões elétricas sejam realizadas por profissionais qualificados, seguindo todas as normativas de segurança”, disse. 

Uma das principais recomendações da Energisa é a utilização do serviço de Ligação Provisória. Este serviço é especialmente para locais onde o uso da energia elétrica é temporário, como acampamentos familiares, praias públicas ou áreas privadas durante a temporada de praia. A Ligação Provisória pode durar até 90 dias e garante que a energia fornecida esteja dentro dos padrões de segurança necessários. O pedido de Ligação Provisória pode ser feito através de um dos canais de atendimento da Energisa, com antecedência mínima de 5 dias úteis. 

"Para todos os clientes que precisarem de energia por um tempo determinado em um local onde não há ligação, a Ligação Provisória é a melhor opção. Não vale a pena colocar nossas famílias em risco. Além de cuidar para que as instalações sejam realizadas de acordo com as normas de segurança, é preciso ficar atento às instalações, evitar cabos soltos, uso de extensões e emendas precárias," reforçou Tony. 

Orientações de Segurança 

Além das dicas mencionadas anteriormente, outros pontos também foram destacados pela Concessionária para garantir um período de praias mais seguro. Ao montar acampamentos ou estruturas temporárias, por exemplos, algumas precauções são essenciais para garantir a segurança de todos: 

  • Instalações elétricas seguras: Verifique se não há emendas mal feitas ou cabos expostos. Evite sobrecargas em tomadas ou fios soltos pelo chão. 

  • Distância da rede elétrica: Estruturas como arquibancadas, palcos e barracas devem ser montadas longe da rede de energia elétrica. 

  • Decoração: Nunca amarre bandeiras ou qualquer tipo de decoração em postes de energia elétrica. além de perigoso, no caso de falta de energia, as peças podem dificultar o atendimento por parte das equipes da Energisa. 

  • Profissional habilitado: Todas as instalações de som, freezers e barracas devem ser realizadas por um profissional qualificado. 

  • Proteção de cabos: Mantenha os cabos elétricos enterrados ou aéreos, sempre protegidos por eletrodutos. 

  • Cuidados com materiais metálicos: Fique atento ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos perto da rede elétrica. 

  • Evitar ligações clandestinas: Nunca faça ligações improvisadas para fornecer energia à infraestrutura da praia. 

  • Carregadores de celular: Nunca manusear aparelhos celulares quando estiver molhado ou conectado na tomada.  

  • Prevenção de acidentes: Não suba em postes, marquises ou árvores próximas à rede elétrica, e evite lançar objetos e fogos de artifício contra a rede. 

  • Aterramento: Instale o aterramento das estruturas metálicas de barracas, arquibancadas e balcões, com a ajuda de um profissional qualificado. 

  • Não se aproxime de cabos rompidos: Viu algum cabo rompido no chão? Não se aproxime e entre em contato com a Concessionária ou o Corpo de Bombeiros. 

 

Canais de atendimento   

   

Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)     

Assistente virtual Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br     

Call center - 0800 721 3330     

www.energisa.com.br      

 Facebook.com/energisa     

 Twitter.com/energisa