O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, realizou nesta quarta-feira, 3, uma ação de reflorestamento e recuperação ambiental no entorno do Lago dos Buritis, no município de Lajeado. Ao todo, foram plantadas cerca de 200 mudas nativas, a maioria doadas pelo Parque Estadual do Lajeado (PEL) e pelo viveiro municipal. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A iniciativa marcou o início de um projeto de recuperação de áreas degradadas e de reflorestamento em trechos que ainda não haviam recebido nenhum tipo de recomposição vegetal.
A supervisora da APA Serra do Lajeado, Lenizia Costa, destacou a importância da iniciativa para o município. “O foco foi promover o reflorestamento e recuperar áreas degradadas no entorno do lago. Havia trechos que nunca tinham recebido plantio e agora conseguimos iniciar esse trabalho. O resultado ficou excelente”, afirmou.
Segundo a supervisora, o projeto terá continuidade com uma nova etapa já em planejamento. “O próximo passo será a adoção de uma rotatória no sentido Miracema. Para essa etapa, pretendemos plantar mudas frutíferas, provavelmente de mangaba, garantindo a manutenção e o crescimento das árvores. Estamos organizando tudo para iniciar esse novo plantio em breve”, concluiu.


