Domingo, 28 de Abril de 2024

Economia que deu certo: Prefeitura de Porto Nacional expande primeira usina municipal de geração de energia solar do Tocantins

A instalação de mais 2.268 placas solares em 560 watts picos cada uma garantirá uma economia aos cofres da prefeitura municipal de quase R$ 210m

Foto: Divulgação
post
Por: Mychelle Tauane/Secom Porto Nacional

14 dezembro, 2023 às 15:37

Após a implantação e instalação de 1655 placas solares na primeira usina municipal de geração de energia do Tocantins em março de 2023, a Prefeitura de Porto Nacional antecipou a ampliação do local para este final de ano. A instalação de mais 2.268 placas solares em 560 watts picos cada uma, garantirá ao todo uma economia aos cofres da prefeitura municipal de quase R$ 210 mil mensais. O local, objetiva transformar em energia elétrica as radiações eletromagnéticas emitidas pelo sol. Atualmente, a prefeitura de Porto Nacional era atendida parcialmente, após a instalação prevista para concluir em janeiro de 2024, todos os prédios da Prefeitura de Porto Nacional serão contemplados com 100% da energia solar.

A usina, conta atualmente com placas solares em 400 watts picos cada uma, o que significa cerca de 660 quilowatts de potência. Para o processo de captação de energia solar, são utilizados vidros para cobrir os painéis solares e devido a pouca reflexão desses vidros, é possível a passagem de quase toda a luz incidente sobre eles.

O Secretário da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Porto Nacional, Marcos Lemos, pontuou que existem muitos projetos para o local com vistas a alcançar diretamente a população portuense. “Essa usina tem uma garantia de 25 anos, o que além de garantir uma maior economicidade trará sustentabilidade e ainda inovação. Um dos nossos objetivos é de continuar ampliando para que além dos prédios da administração municipal, as pessoas de baixa renda também sejam alcançadas”, destacou Marcos Lemos.

 

Sustentabilidade

Umas das vantagens da nova usina solar de Porto Nacional é a sustentabilidade, visto que a geração de energia é totalmente limpa, ou seja, garante a produção de energia elétrica através de um recurso renovável, a luz solar. Por isso, ao contrário dos combustíveis fósseis, ela não emite gases poluentes como: óxidos de nitrogênio, dióxido de carbono e dióxido de enxofre, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Ou seja, o impacto ambiental da energia solar é totalmente benéfico à natureza, já que ele fornece energia de um recurso natural para a conversão em eletricidade.