Devido a pandemia da Covid-19, muitos artesãos e feirantes ainda sofrem com a queda nos lucros de seus negócios há um ano.
Como forma de buscar outras alternativas nos tempos difíceis, os feirantes de uma das áreas de comercialização mais tradicionais de Palmas lançaram o projeto “Feira do Bosque On-line”, que conta com a parceria da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). A ideia é incluir os produtos na internet, por meio das redes sociais e sites de vendas.
De acordo com a artesã Kátia Silva Macêdo, mobilizadora do projeto, junto com a suspensão das feiras um novo cenário surgiu e foi necessária uma adaptação por parte da categoria. "A melhor forma que temos para vender nossos produtos é pelas redes sociais, de forma on-line. Então começamos o projeto com os feirantes que já tinham Instagram, mas para facilitar o acesso da população aos diversos produtos criamos o perfil que reúne todos os expositores e seus ítens”, revelou.
A relevância do projeto para o fortalecimento da economia local e divulgação dos artesãos e expositores chamou a atenção da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que se uniu com os idealizadores da ação para incentivar a participação dos feirantes em oficinas e minicursos com foco em vendas on-line e posicionamento de marcas nas redes sociais. Orientações sobre a utilização das redes do projeto e a criação da identidade visual própria também foram implementados pela Adetuc.
Atuando na produção de terrários há 20 anos, a artesã Larisse Ferreira Oliveira conta que, com a pandemia, tudo ficou mais difícil. “Só as vendas on-line podem amenizar o impacto, mas eu mesma não fiz nenhuma oficina ou curso e sei mexer pouco nas redes sociais. Acredito que essa parceria será benéfica para os artesãos, já que isso irá nos ajudar a vender mais”, declarou.
Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, diante do cenário pandêmico é preciso que os feirantes e artesãos se adequem às realidades que já vêm sendo vivenciadas há um ano. “Uma forma de propagar isso é possibilitar, por meio das parcerias, o conhecimento sobre as ferramentas para que eles possam estar incluídos na internet, vendendo os seus produtos, bem como fortalecer o elo entre os serviços e o consumidor final”, ressaltou Jairo Mariano.
Ainda de acordo com o presidente, a consolidação de projetos de apoio aos artesãos e demais áreas ligadas à cultura, ao turismo e à economia criativa tem sido uma das pautas propostas pelo Governador Mauro Carlesse. “O Governo do Estado está ciente da dificuldade enfrentada pelos artesãos e pequenos produtores de cultura e por isso não tem medido esforços para executar ações que possam ajudá-los neste momento”, finalizou.