Sexta, 30 de Janeiro de 2026

Emissões de passagens aéreas internacionais para o Carnaval do Recife crescem quase 50% em 2026

Do Galo da Madrugada aos palcos multiculturais, carnaval pernambucano reúne história, cores e energia contagiante

Embratur – Sebrae / Divulgação
post
Embratur

30 janeiro, 2026 às 15:24

O ritmo do frevo e a grandiosidade dos blocos de rua transformam a cidade de Recife (PE) em um mar de gente que esbanja alegria e tradição. É por isso que o Carnaval pernambucano é um dos grandes destaques do Brasil apresentados ao mercado internacional e tem atraído cada dia mais pessoas vindas do exterior. Para 2026, segundo levantamento da Embratur, já foi registrado um crescimento de 49% no número de bilhetes aéreos internacionais emitidos para o período do evento. O total supera a média nacional, que registrou uma procura de bilhetes 21% maior que em 2025.

Devem curtir o carnaval do estado nordestino, principalmente, quem está vindo da América do Sul e da Europa. O Uruguai apresenta o avanço mais significativo proporcionalmente, com 76% de aumento com relação a 2024, evidenciando o fortalecimento do Nordeste brasileiro como destino cultural e de lazer para os uruguaios. A Argentina teve um crescimento de 69% nas emissões em relação ao mesmo período do ano anterior. Na sequência,  Portugal aparece com 11% a mais que no ano passado. 

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o crescimento do interesse pelo Carnaval do Recife no mercado internacional confirma o potencial dos grandes eventos culturais brasileiros como atrativos turísticos. “O carnaval pernambucano é a combinação entre patrimônio histórico, música, diversidade cultural, gastronomia e hospitalidade e transforma o evento em um produto turístico altamente competitivo no exterior”, ressaltou.

No foco da estratégia da Embratur, Pernambuco é apresentado como um destino de excelência não só no carnaval, mas no ano todo.  O estado faz parte de campanhas digitais segmentadas, participação em feiras internacionais, inserção em plataformas como o Visit Brasil e desenvolvimento de conteúdos multimídia em vários idiomas, ampliando o alcance do destino junto ao público final e ao mercado B2B.

“Estamos colhendo frutos da estratégia integrada de promoção internacional, que combina inteligência de dados, fortalecimento da malha aérea, ações de relacionamento com o trade turístico e promoção qualificada do destino, com destaque para a cultura, a diversidade e a sustentabilidade da capital recifense”, completou Freixo.

O crescimento da demanda internacional para o Recife durante o Carnaval também impacta positivamente a economia local, gerando empregos, renda e oportunidades para pequenos e médios empreendedores do turismo. “Ao investir na promoção internacional de Pernambuco, a Embratur reforça sua missão de descentralizar o turismo internacional no Brasil, valorizando destinos fora do eixo tradicional e estimulando o desenvolvimento sustentável das economias regionais”, reforça o presidente da Agência.

Conectividade

O aumento da procura pela capital pernambucana no carnaval segue a tendência de crescimento de 2025 do estado como um todo, que foi o 8º no ranking dos que mais receberam turistas diretamente. Foram 113.273 chegadas internacionais, um crescimento de 60,25% com relação a 2024, quando haviam desembarcado 70.686 pessoas do exterior no estado. 

Com relação à conectividade, em 2025, Pernambuco foi o 7o estado com mais chegadas aéreas, e teve o maior crescimento de entradas por este modal (81,6%), quando comparado com 2024. A cidade de Recife recebeu 1.334 voos internacionais em 2025, aumento acima de 50% quando comparado com os 888 do ano anterior. Esse incremento acontece porque o estado ganhou novas rotas vindas de Madrid e Córdoba, na Espanha, e de Porto, em Portugal, além de um acréscimo na oferta de voos vindos de Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Santiago (Chile) e Assunção (Paraguai). 

“Em janeiro do ano passado, já começamos o ano anunciando novos voos ligando Recife a Porto, em Portugal. E este é só um dos exemplos de expansão da conectividade. Estamos trabalhando para facilitar cada vez mais o acesso para esta região, que oferece belezas naturais, história, gastronomia e muita receptividade. Este crescimento tem impacto direto na geração de renda e de empregos no estado e do Nordeste como um todo”, disse Freixo.

Promoção internacional 

Pernambuco contou com ações da Agência de apoio à comercialização internacional, como a Famtour (viagem de familiarização) Recife e Fernando de Noronha, realizada com operadores dos Estados Unidos, que apresentou atrativos culturais, de natureza, ecoturismo e afroturismo. Houve também a Famtour Festas Juninas, voltada aos mercados da Argentina, Chile e Peru, reforçando o posicionamento do estado como referência em turismo cultural e de experiências autênticas. 

E a Embratur realizou, ainda, o Roadshow Visit Brasil América Latina, que passou por destinos pernambucanos e impactou jornalistas, influenciadores digitais, comunicadores e formadores de opinião, ampliando a visibilidade do estado e fortalecendo o relacionamento com o trade internacional. O foco dessa ação foram Uruguai, Argentina, Chile, Peru, e Colômbia.

Além disso, o estado contou também com a apresentação do Plano Brasis, documento que orienta a nova estratégia de promoção turística internacional do Brasil, em dezembro do ano passado. Na ocasião, foram apresentadas diretrizes, oportunidades e ações voltadas à ampliação da presença do estado nos mercados internacionais