No último dia 29, foi realizada uma teleconferência com representantes de vários órgãos responsáveis para decidir a reabertura do Parque Estadual do Jalapão (PEJ). O parque, assim como os outros do estado, teve visitações suspensas pelo governador Mauro Carlesse no dia 17 de março para evitar a propagação do Covid-19.
Apesar de movimentar a economia, foi acordado que ainda não haverão atividades turísticas na região. Para a liberação, um estudo para comprovar a viabilidade terá de ser feito e posteriormente encaminhado à avalição do Comitê de Crise. E isso se aplica a todos os parques estaduais interditados.
O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, disse que é necessário entender todo o contexto dos impactos que a reabertura pode causar para ser tomada qualquer decisão. “A abertura da Unidade de Conservação deve ser tomada sob orientação do Comitê de Crise, ouvindo o trade turístico, os municípios e comunidades ligadas ao turismo, para posteriormente apresentação e avaliação desse estudo”.
Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins, reiterou a necessidade do estudo e ressaltou que, por enquanto, permanece vigente o Decreto 6.071/2020.