Quarta, 21 de Janeiro de 2026

ONU Turismo confirma ano histórico do Brasil: país cresce quase dez vezes mais que a média mundial

Levantamento aponta crescimento de 37% nas chegadas internacionais em 2025, enquanto desempenho global ficou em 4%

Divulgação/Embratur
post
Embratur

21 janeiro, 2026 às 18:07

O Brasil encerrou o ano de 2025 com um desempenho extraordinário no cenário turístico global. De acordo com o primeiro Barômetro do Turismo Mundial da ONU Turismo, divulgado nesta semana, enquanto as chegadas internacionais no mundo cresceram 4%, o país teve um salto de 37%, registrando a marca histórica de 9,3 milhões de visitantes estrangeiros. O desempenho brasileiro é quase dez vezes superior à média global, colocando o país no topo da lista de destinos com crescimento expressivo entre os dados já consolidados.

O relatório da agência especializada das Nações Unidas destaca que o setor turístico mundial finalmente retornou aos patamares de crescimento pré-pandemia, registrando 1,52 bilhão de turistas no último ano. E o ritmo brasileiro ficou muito acima da média. Conforme o Barômetro, o crescimento da América do Sul foi de 7%, com o Brasil servindo de principal locomotiva desse resultado.

Os dados de 2025 mostram ainda que o Brasil superou destinos como Egito (+20%), Marrocos (+14%) e Ilhas Seychelles (+13%), todos com ampliação na cada dos dois dígitos. Segundo a ONU Turismo, fatores como o aumento da conectividade aérea e a facilitação nos processos de vistos foram fundamentais para o fluxo global, pilares que têm sido foco da estratégia de promoção internacional do Brasil.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números da ONU Turismo confirmam que a estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior é um sucesso sem precedentes. “Hoje o turismo é um dos maiores motores de desenvolvimento e geração de empregos e o mundo olha para o Brasil com desejo e confiança. Crescer quase dez vezes mais que a média mundial é fruto de um trabalho técnico focado em conectividade aérea, sustentabilidade e na diversidade dos nossos destinos.  Reposicionamos o país no mundo, valorizando nossa diversidade, sustentabilidade e experiências únicas”, afirmou.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, destaca a consolidação do Brasil como um destino protagonista nas viagens de turistas estrangeiros. “O Brasil tem atrativos como nenhum outro destino no mundo e isso atrai o desejo do turista de fora, de conhecer as nossas belezas, a nossa cultura, nossa gastronomia e o nosso povo. O Brasil está pronto para receber ainda mais visitantes neste ano”, celebra.

Perspectivas para 2026

O Barômetro aponta ainda que a Europa continua sendo a região mais visitada do mundo, com 793 milhões de turistas, mas são os mercados emergentes e destinos específicos como o Brasil que estão ditando o novo ritmo de expansão. As receitas de exportação do turismo global atingiram o recorde de US$ 2,2 trilhões em 2025.

Para 2026, a ONU Turismo prevê uma normalização das taxas globais, com crescimento estimado entre 3% e 4%. Nesse cenário de estabilização mundial, com o desempenho de 2025 o Brasil larga na frente elevando as expectativas para um ciclo de expansão cada vez mais robusto nos próximos anos.

Confira texto divulgado pela ONU Turism