O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se uniram para buscar dados sobre o turismo no país. A partir das próximas visitas domiciliares dos agentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), implantada em 2012, os questionários vão coletar informações sobre o segmento.
A parceria prevê que serão incluídas até 48 perguntas sobre o setor de viagens nos questionários. Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio acredita que a cooperação vai trazer ganhos para mensurar o alcance e os resultados das políticas públicas implementadas pelo ministério no âmbito nacional. “Precisamos monitorar o comportamento do setor turístico brasileiro e ver se as ações chegam na ponta".
Conforme o ministro, os últimos resultados de pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo mostraram uma perspectiva otimista e que o turismo está no centro da agenda estratégica do Brasil. "Vivemos um momento único, que oferece uma excelente oportunidade ao nosso País”, diz Marcelo Álvaro.
A PNAD Contínua é abrangente. Conta com a participação de 2 mil agentes que vão visitar periodicamente 211 mil domicílios das 27 Unidades da Federação (UFs).