Sábado, 22 de Fevereiro de 2025

Secretário Hercy Filho recebe alunos e coordenadores da Universidade da Maturidade para alinhar políticas de turismo para a pessoa idosa

Encontro discute o desenvolvimento de políticas públicas de turismo voltadas para a pessoa idosa no Tocantins

Foto: crédito: Mazim Aguiar/Governo do Tocantins
post
Por Camila Rodrigues / Governo do Tocantins

06 fevereiro, 2025 às 18:35

O secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, recebeu, nesta quarta-feira, 5, na sede da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), alunos e coordenadores da Universidade da Maturidade (UMA). O encontro teve como foco o fortalecimento da pessoa idosa como agente ativo no setor de turismo do estado, promovendo uma discussão produtiva sobre propostas de políticas públicas voltadas a esse público.

Durante a reunião, foram abordados projetos que visam integrar a pessoa idosa ao setor de turismo, além de destacar o trabalho realizado pelos acadêmicos da UMA, que têm o potencial de divulgar o turismo tocantinense nacional e internacionalmente. “Viemos aqui mostrar nosso potencial e apresentar o trabalho desenvolvido junto aos acadêmicos, que merecem mais oportunidades de contribuição para o desenvolvimento do estado”, disse a fundadora da UMA, Dra. Neila Barbosa Osório, que destacou a importância da colaboração entre a academia e o setor público.

O evento também contou com a participação do coordenador da UMA, Dr. Luís Sinésio Neto, que apresentou dados sobre o envelhecimento no estado e projetos que visam a interação da pessoa idosa. “Essa reunião entre a UMA e a Secretaria de Turismo é justamente para que possamos pensar juntos em como a pessoa idosa pode estar nas políticas de turismo do Estado do Tocantins, seja como consumidor de turismo ou como parte do trade de turismo, para geração de emprego e renda para a maturidade”, explicou o coordenador.

A reunião também teve a exibição do documentário “Jeito UMA de Viver”, que explora como a Universidade da Maturidade tem contribuído para a construção de um novo estilo de vida para os idosos, onde sonhos e projetos pessoais continuam sendo uma realidade. O documentário é uma forma de mostrar o impacto positivo que a UMA tem na vida de seus participantes e na comunidade tocantinense. “Sou artesã pioneira no Estado e acho ótima essa parceria com o governo, pois valoriza os alunos e valoriza o nosso trabalho. Quero seguir na academia e já estou desenvolvendo trabalhos para aumentar a renda, como o projeto na área de biojoias”, comentou a bioartesã e aluna da UMA, Marta Maria.

Em sua fala, o secretário Hercy Filho reafirmou o compromisso do Governo do Estado em apoiar e ampliar a participação da UMA no cenário turístico estadual. Ele destacou a participação da universidade nas feiras de artesanato, como a Feira Fecomércio, onde a UMA terá a oportunidade de expor os trabalhos de seus alunos, além de incentivar o turismo adaptado com propostas que já estão sendo apoiadas pelo Governo do Tocantins. “Estamos trabalhando para fortalecer parcerias dentro do governo e oferecer mais oportunidades para o público da terceira idade. O governador Wanderlei Barbosa tem o objetivo de tornar o Tocantins um estado ainda mais inclusivo e dinâmico no turismo e em todos os setores”, concluiu o secretário Hercy Filho.