Palmas e três municípios da região do Jalapão serão contemplados no programa Investe Turismo lançado terça-feira (28) no Ministério do Turismo, em Brasília. O pacote de ações estratégicas para estimular o turismo visa acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade, gerar empregos e incrementar a competitividade em 158 municípios brasileiros, em todas as regiões. No Tocantins, as regiões estratégicas selecionadas são Serras e Lago (Palmas) e Encantos do Jalapão (Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins).
O Investe Turismo é uma ação conjunta do Ministério do Turismo, da Embratur e do Sebrae. O investimento previsto é de R$ 200 milhões em 158 municípios que envolvem 30 rotas turísticas estratégicas, duas delas no Tocantins. Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio a região Norte possui peculiaridades que precisam ganhar impulso econômico. “São destinos que oferecem natureza exuberante, aventura, cultura e gastronomia com sotaque e ingredientes indígenas, uma singularidade que precisa ganhar o mundo. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda”.
Investe Turismo
Tocantins é contemplado no programa Investe Turismo
O Investe Turismo é uma ação conjunta do Ministério do Turismo, da Embratur e do Sebrae.
Divulgação Pedra Furada no Jalapão, ótimo destino para turistas que desejam apreciar o pôr do solAs rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.
O programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e também a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente. Por meio de uma plataforma online, o mapa vai identificar e georreferenciar iniciativas inovadoras de empresas, instituições e órgãos públicos no setor de turismo de todo o Brasil. “Vamos transformar o Brasil no maior destino turístico da América Latina. Acreditamos e trabalharemos para isso”, destacou o ministro Marcelo Álvaro.