Sexta, 19 de Abril de 2024

HIP HOP

Cultura urbana será destaque no Cerrado Street Art

Evento ocorre entre os dias 15 e 17 de novembro em Palmas e reunirá artistas do movimento hip hop do Brasil, América Latina e África

Flávio Cavalera/Governo do Tocantins
post


14 novembro, 2019 às 17:35

Entre os dias 15 e 17 de novembro, ocorre em Palmas o Cerrado Street Art – Encontro Internacional de Graffiti do Estado do Tocantins. O evento, que tem o intuito de valorizar a cultura urbana, reunirá artistas do movimento hip hop local e de outros estados do Brasil, além de países da América Latina e África.

A programação principal ocorrerá no Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, e contará com espaços para graffiti, palestras sobre diversos temas (empreendedorismo juvenil, associativismo, cultura urbanas e Terceiro Setor), oficinas (rimas, graffiti e skate), mostra de vídeos e o "Paralelo 13", tendo como foco os B. Boys e a dança de Rua. 

Além disso haverá o "Palco Infestação", voltado para shows musicais de variados estilos, o "TOR – Tocantins Radical", destinado às manobras radicais de skate e bike, a "Praça do Rango", o "Street Museum – Encontro de Carros Antigos do Tocantins", e o "Espaço Kids", no domingo.

Outra atividade programada é a Rota Cidade do Sol, em que espaços de Palmas serão transformados em galerias de graffiti a céu aberto, com visualização simultânea pelo Google Maps. Os participantes também poderão se aventurar no esporte com o "I Desafio Cerrado Street", uma competição de bike na trilha. A disputa contará com três desafios ciclísticos: 10 km para crianças, 30 km intermediário e 50 km máster.

Segundo Tom Lyra, presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), instituição apoiadora do evento, o Cerrado Street Art é um importante espaço para a valorização da cultura juvenil. "O Tocantins é reconhecido por sua cultura tradicional, mas também conta com este importante movimento social e cultural que reflete o pensamento e o comportamento de uma grande parcela dos nossos jovens. É papel do governo do estado valorizar e apoiar eventos como este, cuja programação reflete o interesse em estimular o protagonismo social dos nossos jovens", destacou Lyra.