Quarta, 07 de Janeiro de 2026

Governo do Tocantins apoia socialização do saber e interculturalidade no território indígena Xerente

Sepot reforça a importância de as pesquisas acadêmicas retornarem aos territórios e contribuírem diretamente para o fortalecimento das escolas

Cleide Veloso-Governo do Tocantins
post
Cleide Veloso/Governo do Tocantins

06 janeiro, 2026 às 11:19

O Governo do Tocantins acompanhou a socialização do saber e a valorização da interculturalidade no território indígena Xerente, durante a defesa de pesquisa em Banca de Mestrado realizada na aldeia Cabeceira Verde, no município de Tocantínia. A defesa da pesquisa realizada na terça-feira (30) contou com a presença da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), familiares, moradores locais, profissionais da educação no município e na região, entre os convidados.

A iniciativa fortalece a educação escolar indígena do território Akwē e do município, ao promover o retorno do conhecimento construído no meio acadêmico para a comunidade onde a pesquisa foi desenvolvida, reafirmando o compromisso com a valorização dos saberes tradicionais e com a interculturalidade.

Durante o momento, o secretário dos Povos Originários e Tradicionais, Ercivaldo Xerente, destacou a importância de que as pesquisas acadêmicas retornem aos territórios indígenas e contribuam diretamente para o fortalecimento das escolas indígenas.

“Quero parabenizar a formanda, a primeira-dama de Tocantínia. Fico muito feliz em ver essa contribuição. A etnografia realizada no âmbito das escolas indígenas precisa retornar às suas origens, onde foi construída. A educação escolar indígena do povo Akwē tem avançado muito, e momentos como este são fundamentais para socializar saberes diferentes e fortalecer a interculturalidade. Como secretário dos Povos Originários e Tradicionais, coloco-me à disposição e parabenizo também o prefeito, os professores da banca — doutor Armando Sopré, doutor Hélio Simpício Rogrigues Monteiro e a doutora Elisângela Melo — e todos os presentes. Seguimos juntos para fazer a diferença na política educacional escolar do nosso povo”, destacou o secretário.

A primeira-dama de Tocantínia e mestranda, Sâmua Rosa, ressaltou a importância simbólica e coletiva de realizar a defesa no território indígena, além de agradecer a presença das autoridades e da comunidade.

“Além da felicidade de estar defendendo meu mestrado, tenho a honra de receber o secretário dos Povos Originários e Tradicionais, Ercivaldo Xerente, que se deslocou até este momento tão significativo, escolhido para ser vivido junto ao povo Xerente, na aldeia Cabeceira Verde. Essa parceria nos fortalece enquanto pessoas e profissionais. Os povos indígenas e tradicionais estão muito bem representados por um profissional com formação em antropologia e com grande contribuição à sociedade. Gratidão a toda a equipe e à comunidade pelo acolhimento”, afirmou a mestranda, primeira-dama Sâmua Rosa.

O prefeito de Tocantínia, João Alberto, também destacou a relevância da conquista acadêmica e a contribuição da pesquisa para a educação indígena e municipal, além de reafirmar o apoio institucional às ações desenvolvidas em parceria com o Governo do Tocantins.

“Quero agradecer de forma especial o acolhimento do cacique João Brito e parabenizar a Sâmua pela conquista do mestrado. Tenho certeza de que ela contribuirá muito com a educação indígena e do nosso município. Cumprimento o secretário Ercivaldo Xerente pela importância que hoje representa para o nosso povo e para a nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

João Alberto acrescentou, “não tenho dúvida que você vai fazer um trabalho de excelência e colocar aquilo que tinha parado por um tempo, vai voltar a funcionar, os projetos do nosso governador Wanderlei Barbosa, com certeza será restabelecido, aonde vai a contemplar não só a nossa comunidade, mas o nosso povo e a nossa região. Desejo sucesso e reafirmo que pode contar com o apoio da prefeitura e do nosso gabinete para fortalecer projetos e parcerias que beneficiarão toda a região”, reiterou o prefeito.

Para o novo titular da Sepot, a presença do Governo do Tocantins no território reafirma o compromisso com a valorização dos povos originários, o fortalecimento da educação escolar indígena e a promoção de políticas públicas construídas a partir do diálogo intercultural e do respeito aos saberes tradicionais.