Sexta, 26 de Abril de 2024

TRADIÇÃO

Festa do Berarubu relembra tradições dos povos Xerente em Tocantínia

Cabeça de boi é o ingrediente principal do prato típico da festa

Edvaldo Xerente
post


22 julho, 2019 às 18:59

Centenas de pessoas se reuniram neste domingo, 21 de julho, no município de Tocantínia, para a realização da XXI edição da "Festa do Berarubu", evento que contou o apoio da Prefeitura Municipal. O festejo tem o objetivo de relembrar as tradições do povos indígenas Xerente, que vivem na região, principalmente na preparação da comida típica tradicional que dá nome à festa, cujo ingrediente principal é a cabeça de boi. 

A preparação do berarubu demora aproximadamente 24 horas, sendo as cabeças de boi limpas e enroladas em folhas de banana e papel de alumínio e posteriormente inseridas em uma lata de 20 litros. Para o cozimento são abertas duas valas onde são queimadas lenhas para que a temperatura ideal seja atingida. Após esse processo, as cabeças são cobertas por brasa e terra para manterem a temperatura interna. O prato típico da festa é acompanhado de arroz, molho de tomate, molho de tomate com pimenta e cheiro verde.

Pelas redes sociais internautas destacaram que a festa é uma ótima vivência da cultura tocantinense e que pretendem voltar nos próximos anos.