Centenas de pessoas se reuniram neste domingo, 21 de julho, no município de Tocantínia, para a realização da XXI edição da "Festa do Berarubu", evento que contou o apoio da Prefeitura Municipal. O festejo tem o objetivo de relembrar as tradições do povos indígenas Xerente, que vivem na região, principalmente na preparação da comida típica tradicional que dá nome à festa, cujo ingrediente principal é a cabeça de boi.
A preparação do berarubu demora aproximadamente 24 horas, sendo as cabeças de boi limpas e enroladas em folhas de banana e papel de alumínio e posteriormente inseridas em uma lata de 20 litros. Para o cozimento são abertas duas valas onde são queimadas lenhas para que a temperatura ideal seja atingida. Após esse processo, as cabeças são cobertas por brasa e terra para manterem a temperatura interna. O prato típico da festa é acompanhado de arroz, molho de tomate, molho de tomate com pimenta e cheiro verde.
Pelas redes sociais internautas destacaram que a festa é uma ótima vivência da cultura tocantinense e que pretendem voltar nos próximos anos.
Cultura
TRADIÇÃO
Festa do Berarubu relembra tradições dos povos Xerente em Tocantínia
Cabeça de boi é o ingrediente principal do prato típico da festa
Edvaldo Xerente
Veja também
Governo do Tocantins abre cadastro de expositores para a Agrotins 2026
Governo do Tocantins divulga resultado do credenciamento de pareceristas de projetos culturais
Governo do Tocantins celebra três anos da Secult com avanços históricos e lançamento de selo comemorativo
Participação do Tocantins na 6ª Conferência Nacional das Cidades é concluída com aprovação de documento estratégico para o desenvolvimento urbano brasileiro
Tocantins leva história e produção cultural à 1ª Bienal de Arquitetura Brasileira
Secult abre edital de chamamento para seleção de artesãos do Tocantins no 22º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras
Governo do Tocantins viabiliza documentário que revela os bastidores das quadrilhas juninas
Governo do Tocantins abre CarnaPraça com reforço de incentivo ao turismo, à cultura e ao desenvolvimento econômico
Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura
Espaço Cultural recebe I Afroxé da Capital nesta sexta-feira, 13
Dia de Iemanjá reafirma diversidade cultural e liberdade religiosa no Tocantins
Secult amplia acesso ao cadastro de artesãs no Norte do Estado durante caravana do projeto Vida de Mulher
Governo do Tocantins recebe com alegria a representação do estado pela primeira indígena Karajá no Miss Brasil Mundo
Cultura em circulação: Secult indica produções tocantinenses para assistir, ouvir e visitar
Embratur e CVC CORP firmam parceria para ampliar promoção internacional e impulsionar a venda de destinos brasileiros
Últimas notícias
Copyright © 2019 Jalapão News. Todos os direitos reservados.

