O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), Marcello Lelis, participou da 141ª Reunião Ordinária do Plenário do Conama, que foi presidida pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Marina Silva. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 6, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Brasília.
A sessão plenária abordou temas prioritários, no momento, para a estratégia nacional de desenvolvimento e proteção ambiental, entre eles: propostas de alterações no regimento interno; apresentação de novos conselheiros; apresentação de emendas, além de discussões relevantes relevantes para a agenda ambiental como o Novo Plano Clima apresentado pela Secretaria Nacional de Mudança do Clima (MMA).
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou que a reunião foi produtiva e resolutiva porque foram tratados diversos temas de maior relevância para o Tocantins. “Nos próximos dias vamos desenvolver estratégias conjuntas para reduzir os índices de desmatamento no Matopiba conforme foi sugerido com a implementação de políticas integradas, em parceria entre o estado e o Ministério do Meio Ambiente”, afirmou o secretário.
A ministra Marina Silva enfatizou a importância da agenda ambiental para o ano em curso, destacando a necessidade de preservar os avanços . “É vital manter o progresso alcançado na agenda ambiental. Além disso, a oportunidade de debater a temática no espaço municipal é fundamental, pois os municípios são fortemente impactados pelas mudanças climáticas”, ressaltou a ministra.
Conama
O Conselho Nacionaldo Meio Ambiente (Conama), órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), foi instituído pela Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90. O Conselho é um colegiado de cinco setores: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresial e entidades ambientalistas. Sua estrutura é composta por Plenário, Comitê de Integração de Políticas Ambientais (CIPM), Grupos Assessores, Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho.