Com programação especial voltada ao setor cultural tocantinense, a Secretaria da Cultura (Secult) participou da 4ª edição da CASACOR Tocantins nesta terça-feira, 17, no Five Senses Resort, localizado no distrito de Luzimangues (Porto Nacional). Em espaço institucional destinado ao Governo do Tocantins, a Secult promoveu atendimento ao público com o cadastramento da emissão da Carteira Nacional do Artesão, além de fornecer informações e orientações sobre os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e o edital Arquivos e Acervos 2024. A programação também contou com apresentações do maestro Bruno Barreto e do músico Dorivã, além de exibição de vestidos em capim-dourado. A mostra segue até 5 de outubro.
Na ocasião, a secretária-executiva Valéria Kurovski destacou a relação da arquitetura com a cultura regional e a importância de políticas públicas voltadas para o fomento do setor. “A arquitetura tem muito a ganhar com a cultura tocantinense, aprender com o que já existe e fomentar o desenvolvimento local, e a Secretaria da Cultura está nessa missão de reconstruir uma estrutura sólida para que nossos artistas encontrem, nas políticas públicas, condições para produzir, criar, pesquisar e para circular e levar a população cada vez mais arte e cultura”, comentou.
A secretária de Turismo de Lajeado, Lenizia Costa, participou da programação em busca de informações sobre as aplicações dos recursos da PNAB, experiência crucial para o lançamento de editais do município. “Não podia perder essa oportunidade. Saímos de Lajeado para aproveitar para tirar dúvidas com a equipe especializada, então isso muda totalmente o nosso caminho e forma de direcionar o recurso da melhor forma possível”, comentou.
A noite contou ainda com a exposição de vestidos da coleção “Ouro do Cerrado”, assinada pelo estilista Luiz Fernando Carvalho e parte do acervo da Secult, e a apresentação musical do maestro Bruno Barreto e do músico Dorivã.
“O convite da Secretaria de Cultura foi um presente para nós, porque às vezes ficamos com vontade de fazer um som mais puro, mais acústico, mais emocional e foi o que aconteceu hoje. Fiquei muito feliz de estar aqui!”, destacou Dorivã.
“Só de sermos convidados a participar já é motivo de muita alegria e privilégio. Parabenizo a Secult pela iniciativa e pela valorização da nossa música e da nossa cultura”, disse Bruno Barreto.