Milena Botelho
Os pequenos grandes atletas do
Tocantins que treinam na Escolinha de Futebol do Santos em Palmas trouxeram
para o estado três títulos conquistados na quinta edição do maior torneio de
futebol infantil da América Latina, o Go Cup 2019. A competição foi realizada
no período de 14 a 20 de abril, em Aparecida de Goiânia (Goiás).
Com muita habilidade, a equipe Sub 10 da Escolinha do Santos de Palmas, levantou o troféu com a campanha de 37 jogos bastante disputados, além do melhor ataque e a melhor defesa, com incríveis 37 gols marcados e somente dois sofridos. Nas categorias Sub-7 e Sub-8, comandadas pelos técnicos Erinaldo Pereira e Dênis Cássio, ainda teve o artilheiro (José Lucas, com 12 gols) e ficaram com o vice campeonato nas duas competições.
A Go Cup foi disputada nas categorias Sub-7 a Sub-12, com a participação de 320 equipes e cerca de 4 mil crianças. Escolinhas e times de 13 países, além do Brasil, estiveram no evento: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, EUA, Japão, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Rússia. No campeonato participaram também equipes de grandes clubes como América-MG, Atlético-GO, Palmeiras, Athletico-PR, Grêmio, Cruzeiro, Goiás, Vasco, Santos e Botafogo, entre outros.
Antes da Go Cup, a base do Santos na Capital treinou e se dedicou bastante para a competição. “É um campeonato muito importante, porque tem times grandes de todo o mundo em categorias que não têm muitos torneios. Sair de lá, trazendo para o nosso Estado três títulos é muito. É a premiação de muito trabalho em equipe, que reúne a família dos atletas, os técnicos e também toda a equipe do Santos”, fala com satisfação a diretora da Escolinha do Santos em Palmas, Fernanda Tavares Silva.
De acordo com Fernanda Tavares, a Go Cup já faz parte do calendário de competições da Escolinha. “fomos a única Escolinha que trouxe três títulos e para o ano que vem, além de competir nas categorias Sub7, Sub8, Sub10 e Sub11, queremos conquistar o bicampeonato na Sub10 e o prêmio maior nas outras categorias”, almeja.
Orlando Emmerich pai do atacante da equipe do Sub8, Davi Gomes Emmerich de 7 anos conta um pouco do treinamento e dedicação da equipe para o campeonato. “em apenas três meses de trabalho, três vezes por semana, dias de alta voltagem. Chuvas, sol, discussões (sadias), churrascos, encontros, festas, técnicos sendo pais e pais tentando ser técnicos, muita dedicação, muitas conversas, mas sempre sonhando e determinados a alçar voos longos, e foi assim que participarmos do Go Cup 2019 e enfim pousamos. E pousamos com uma base sólida, firme e preparada para próximas dificuldades, afinal não dá pra chamar nossa participação de mera participação, pois conseguimos ficar em 2° lugar na série Bronze”, lembra emocionado confessando que o coração saiu pela boca umas duas vezes, mas que se controlou e ficou no seu devido lugar apenas assustado com tanto talento em um único grupo.
O campeonato é disputado no formato de Futebol 7 e dividido em categorias em função da idade dos atletas, que vão do Sub7 (para crianças nascidas em 2012 e 2011) ao Sub12 (nascidos em 2007 e 2006), passando pelo Sub8 (nascidos em 2011 e 2010), Sub9 (nascidos em 2010 e 2009), Sub10 (nascidos em 2009 e 2008) e Sub11 (nascidos em 2008 e 2007).
Todas as categorias se dividem em três campeonatos, tendo uma 1ª fase classificatória onde se determina o índice técnico dos participantes. Com isso, as equipes são divididas em três séries – ouro, prata e bronze. As finais têm, portanto, três campeões em cada categoria, com um total de 18 campeões e vices.