Quinta, 25 de Abril de 2024

Go Cup 2019

Atletas da Escolinha do Santos trazem três títulos ao Tocantins no evento Go Cup 2019

Equipes saem com grandes vitórias do maior torneio de futebol infantil do mundo

Divulgação
post
Com muita habilidade, a equipe Sub 10 da Escolinha do Santos de Palmas, levantou o troféu com a campanha de 37 jogos bastante disputados

23 abril, 2019 às 19:40

Milena Botelho 

Os pequenos grandes atletas do Tocantins que treinam na Escolinha de Futebol do Santos em Palmas trouxeram para o estado três títulos conquistados na quinta edição do maior torneio de futebol infantil da América Latina, o Go Cup 2019. A competição foi realizada no período de 14 a 20 de abril, em Aparecida de Goiânia (Goiás).

Com muita habilidade, a equipe Sub 10 da Escolinha do Santos de Palmas, levantou o troféu com a campanha de 37 jogos bastante disputados, além do melhor ataque e a melhor defesa, com incríveis 37 gols marcados e somente dois sofridos. Nas categorias Sub-7 e Sub-8, comandadas pelos técnicos Erinaldo Pereira e Dênis Cássio, ainda teve o artilheiro (José Lucas, com 12 gols) e ficaram com o vice campeonato nas duas competições.

A Go Cup foi disputada nas categorias Sub-7 a Sub-12, com a participação de 320 equipes e cerca de 4 mil crianças. Escolinhas e times de 13 países, além do Brasil, estiveram no evento: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, EUA, Japão, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Rússia. No campeonato participaram também equipes de grandes clubes como América-MG, Atlético-GO, Palmeiras, Athletico-PR, Grêmio, Cruzeiro, Goiás, Vasco, Santos e Botafogo, entre outros.

Antes da Go Cup, a base do Santos na Capital treinou e se dedicou bastante para a competição. “É um campeonato muito importante, porque tem times grandes de todo o mundo em categorias que não têm muitos torneios. Sair de lá, trazendo para o nosso Estado três títulos é muito. É a premiação de muito trabalho em equipe, que reúne a família dos atletas, os técnicos e também toda a equipe do Santos”, fala com satisfação a diretora da Escolinha do Santos em Palmas, Fernanda Tavares Silva.

De acordo com Fernanda Tavares, a Go Cup já faz parte do calendário de competições da Escolinha.  “fomos a única Escolinha que trouxe três títulos e para o ano que vem, além de competir nas categorias Sub7, Sub8, Sub10 e Sub11, queremos conquistar o bicampeonato na Sub10 e o prêmio maior nas outras categorias”, almeja.

Orlando Emmerich pai do atacante da equipe do Sub8, Davi Gomes Emmerich de 7 anos conta um pouco do treinamento e dedicação da equipe para o campeonato.  “em apenas três meses de trabalho, três vezes por semana, dias de alta voltagem. Chuvas, sol, discussões (sadias), churrascos, encontros, festas, técnicos sendo pais e pais tentando ser técnicos, muita dedicação, muitas conversas, mas sempre sonhando e determinados a alçar voos longos, e foi assim que participarmos do Go Cup 2019 e enfim pousamos. E pousamos com uma base sólida, firme e preparada para próximas dificuldades, afinal não dá pra chamar nossa participação de mera participação, pois conseguimos ficar em 2° lugar na série Bronze”, lembra emocionado confessando que o coração saiu pela boca umas duas vezes, mas que se controlou e ficou no seu devido lugar apenas assustado com tanto talento em um único grupo.

O campeonato é disputado no formato de Futebol 7 e dividido em categorias em função da idade dos atletas, que vão do Sub7 (para crianças nascidas em 2012 e 2011) ao Sub12 (nascidos em 2007 e 2006), passando pelo Sub8 (nascidos em 2011 e 2010), Sub9 (nascidos em 2010 e 2009), Sub10 (nascidos em 2009 e 2008) e Sub11 (nascidos em 2008 e 2007).

Todas as categorias se dividem em três campeonatos, tendo uma 1ª fase classificatória onde se determina o índice técnico dos participantes. Com isso, as equipes são divididas em três séries – ouro, prata e bronze. As finais têm, portanto, três campeões em cada categoria, com um total de 18 campeões e vices.