Segunda, 15 de Julho de 2024

Balé Popular do Tocantins brilha no palco e é premiado no Festival Internacional de Dança

Festival foi realizado de 4 a 7 de julho, em Goiás, e reuniu mais de dois mil bailarinos de todo o Brasil

Créditos: Seduc/Governo do Tocantins
post
Anne Deise Lopes/ Governo do Tocantins

10 julho, 2024 às 13:57

No cenário vibrante do Festival Internacional de Dança, o Balé Popular do Tocantins, projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), brilhou ao conquistar o pódio em várias modalidades da competição. O evento foi realizado de 2 a 7 de julho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia, Goiás.

Competindo em um palco repleto de talentos de todo o Brasil, os tocantinenses impressionaram os jurados com suas performances e conquistaram o segundo lugar nas modalidades Ballet de Repertório e Danças Urbanas e o terceiro lugar na modalidade Danças Populares.

Entre os destaques, a jovem Anna Flor Basto Saraiva, de 11 anos, vivenciou um emocionante momento de virada juntamente com o seu grupo.  Inicialmente classificados em terceiro lugar e, após uma revisão dos resultados, foram anunciados como vencedores na segunda posição em sua categoria. “Foi uma surpresa maravilhosa essa conquista. Além de uma experiência incrível, foi ainda mais gratificante participar do festival em nome do Balé Popular. Passar na seleção para a competição já foi uma conquista muito grande para nós.  E depois ser avaliada por jurados renomados e ganhar em segundo lugar como grupo, já torna uma das experiências que ficará na nossa memória para sempre”, destacou a bailarina.

O gerente de Arte e Manifestações Culturais da Seduc, Josafá Miranda de Souza, disse que os excelentes resultados são frutos do bom trabalho de toda a equipe. “A Seduc aposta e investe na formação dos nossos alunos. Há um envolvimento muito importante entre a formação e preparação do estudante para as próximas etapas da vida profissional associadas ao envolvimento e inserção dos jovens no mundo das artes e das danças. Esta é a educação que transforma, que oportuniza aos jovens o encontro com suas identidades artísticas”, frisou.

João Vitor Alves da Silva, 19 anos, que conquistou o 2º lugar na categoria de conjunto de Danças Urbanas, contou da sua experiência em participar. “Foi incrível dançar com os meus amigos e compartilhar minha dança em cima do palco. Independentemente do resultado, estou feliz, porque a maior alegria e vitória foi apresentarmos juntos”, concluiu.

O professor e coreógrafo Jefferson Marques expressou sua satisfação com os resultados alcançados. “É um sentimento de dever cumprido, onde obtemos este resultado devido ao nosso trabalho que é construído no dia a dia. Não só na preparação para o festival, mas também o que acontece em sala de aula. Ver que na preparação e nos ensaios conseguimos superar e até apresentar melhor no festival é gratificante”, acrescentou.

Ao todo, o Balé Popular do Tocantins, composto por 76 bailarinos de várias escolas estaduais e apoiado por uma equipe de dez professores, não apenas exibiu a riqueza cultural e técnica dos participantes tocantinenses, mas também solidificou seu nome como um dos grandes talentos da dança nacional. Com resultados exemplares, os bailarinos do Tocantins continuam a deixar uma marca memorável no palco internacional da dança.

Tocantins no Pódio

2º lugar: Ballet de repertório, categoria infantil

2º lugar: Solo feminino Danças Urbanas, categoria avançada

2º lugar: Solo Masculino Danças Urbanas, categoria adulta

2º lugar: Conjunto Danças Urbanas, categoria avançada

3º lugar: Conjunto Danças Populares, categoria adulta

O Festival

O Festival Internacional de Dança de Goiás, organizado pelo Studio Dançarte em parceria com o Governo de Goiás e o Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), continua a ser uma vitrine para diversas formas de expressão artística, desde o ballet clássico até as danças contemporâneas e urbanas.

Nesta última edição, o evento reuniu mais de dois mil bailarinos de todo o Brasil. Além das apresentações e competições, foram realizados workshops e masterclass ministrados por professores de danças internacionais.

O Balé Popular do Tocantins, com suas performances memoráveis, está solidificando seu nome entre os grandes talentos da dança nacional, elevando não apenas o nível técnico, mas também a visibilidade cultural do estado. Com resultados excelentes, os bailarinos do Tocantins seguem demonstrando seu talento e dedicação, deixando uma marca memorável no palco internacional da dança.