Sexta, 26 de Abril de 2024

JALAPÃO

Carlesse anuncia construção de estrada ecológica e outras melhorias na região do Jalapão

Medidas foram anunciadas durante consulta pública do Plano Plurianual em São Félix do Tocantins

Márcio Vieira/Governo do Tocantins
post
Ainda serão realizadas consultas públicas nas cidades de Colinas, Pedro Afonso, Paraíso e Palmas. 

10 agosto, 2019 às 11:30

Dando continuidade ao processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e sua equipe realizaram consulta pública nesta sexta-feira, 09 de julho, no município de São Félix do Tocantins. O PPA é um documento onde constam as prioridades do Governo para o período de quatro anos e o planejamento de execução das políticas públicas nas diversas áreas voltadas para o desenvolvimento e crescimento do Tocantins. O Plano pode ser revisado a cada ano. 

No encontro de ontem, foram realizados grupos de trabalho com os eixos temáticos: saúde; segurança, assistência social e direitos humanos; gestão pública, participação social e diálogo federativo; estrutura produtiva e sustentabilidade social; educação, ciência, tecnologia & inovação; e infraestrutura, desenvolvimento regional e rede de cidades. 

Participaram da consulta representantes das cidades de São Félix do Tocantins, Lizarda, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono e Santa Teresa. Já foram realizadas consultas públicas do PPA em Gurupi, Taguatinga, Natividade, Araguatins e Araguaína, e ainda serão realizadas nas cidades de Colinas, Pedro Afonso, Paraíso e Palmas. 

Melhorias na região do Jalapão 

Durante o encontro, o governador do estado anunciou a construção da estrada ecológica que ligará o Jalapão à Palmas. Carlesse destacou que o Jalapão é dotado de grandes riquezas naturais e por isso a necessidade de estradas adequadas. "É por isso que estamos trabalhando e vamos construir o mais rápido possível a estrada ecológica, que vai ligar o Jalapão a Palmas. É uma vontade minha e um sonho do povo daqui", ressaltou. 

Também foi comunicada a implantação de um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros próximo ao município de Mateiros, que atuará em conjunto com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Polícia Ambiental e as brigadas municipais, além de entregue um caminhão de combate a incêndio florestal Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) para servir a região do Jalapão e que foi importado da Itália.

Carlesse assinou também ordens de serviços voltadas para a construção de um quiosque de apoio nas Dunas e na Prainha, reforma dos sanitários do local, reforma da trilha da Serra do Espírito Santo e a construção de uma praça no povoado do Prata. As obras estão estimadas em R$ 1.658.792,04 e os recursos serão captados do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRIS), do Banco Mundial.