Representantes dos nove estados da Amazônia Legal, lideranças indígenas e órgãos ambientais se reuniram, nos dias 6 e 7 de outubro, na sede da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), para alinhar contribuições para a COP30 e compartilhar experiências sobre implementação de Programas de Jurisdicional de REDD+ (Redução de Emissão de Gases do Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação) na Amazônia.
O encontro integra o Comitê Regional de Parceria com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) no Brasil, com participação dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Também participaram entidades de representação indígena como a União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).
O comitê tem assentos para secretarias de Meio Ambiente e movimentos indígenas de todos os estados da Amazônia e, nesta ocasião, tratou de informações sobre a regulamentação do mercado de carbono, das perspectivas para a COP30 em Belém (PA) no mês de novembro e, principalmente, foi um espaço de apresentação e alinhamento. Segundo a Assessora de Apoio à gestão de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Isabel Acker, que participou das discussões, “Cada estado mostrou o estágio dos seus programas de JREDD+, com troca estruturada de experiências e preparação conjunta para a COP30”, afirmou.
Comitê Regional de parcerias com Povos Indígenas do GCF alinha ações para COP30 e troca experiências sobre JREDD+
Comitê Regional de parcerias com Povos Indígenas do GCF alinha ações para COP30 e troca experiências sobre JREDD+
Foto: Divulgação