Segunda, 15 de Setembro de 2025

Governo do Tocantins, por meio da Semarh, participa do 26° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob)

O evento é realizado em Vitória/ES, entre os dias 8 e 13 de setembro, e tem como tema “Emergência Climática.

Governo do Tocantins
post
por Nájilla Lopes/Governo do Tocantins

15 setembro, 2025 às 10:11

Comprometido com a inovação e o compartilhamento de experiências para fortalecer a preservação dos recursos hídricos no estado, o Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), marca presença no 26° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que reúne representantes de comitês de bacias de todo o país, gestores públicos, usuários de água, sociedade civil, academia e demais atores engajados na gestão participativa das águas.

Nesta edição, a Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh atua na organização, no apoio e na composição de uma mesa temática. Essa cooperação com o Encob reforça as iniciativas que a diretoria da Semarh vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos para promover o uso sustentável da água, como a realização da 1ª Eleição e Posse do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Coco e Caiapó para debater, planejar e definir estratégias de conservação dos recursos hídricos, a instalação de novas Plataformas de Coleta de Dados, que asseguram o monitoramento das 30 sub-bacias hidrográficas do Tocantins, e a recuperação de nascentes.

O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, destacou a relevância desse encontro para estimular avanços no estado. “A participação no Encob é uma oportunidade valiosa para trocar experiências, trazer novas ideias e fortalecer o trabalho que já realizamos no Tocantins. Esse diálogo com outros comitês e especialistas nos ajuda a aperfeiçoar as políticas públicas e garantir uma gestão mais eficiente e sustentável dos nossos recursos hídricos. ”

O encontro tem como propósito incentivar a reflexão sobre a urgência de fortalecer a governança das águas, ressaltando os comitês de bacia como fóruns estratégicos e democráticos para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e assegurar justiça ambiental e sustentabilidade. A programação inclui painéis temáticos, oficinas, atividades culturais, exposições e momentos de integração, proporcionando a troca de experiências entre os diferentes segmentos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singren).